O presidente estadual do PSD no Ceará, ex-vice-governador Domingos Filho, anunciou, neste sábado (19), que o partido entregou todos os cargos ocupados na prefeitura de Fortaleza, indicando a retirada do apoio da sigala ao prefeito da capital José Sarto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme a publicação, Domingos Filho fez o comunicado oficial ao presidente estadual do PDT, Roberto Cláudio. O PDT é o partido de José Sarto. Recentemente, Domingos Filho deu declarações via imprensa de que estava insatisfeito com o espaço que tinha – ele e seu partido – no governo municipal. Além disso, também reclamou do tratamento dispensado a ele pelo prefeito.
Leia também | Piso da Enfermagem: Sarto anuncia pagamento para setembro em Fortaleza
Histórico de disputas
Domingos Filho e Sarto foram eleitos deputados estaduais pela primeira vez em 1995 pelo MDB (antigo PMDB). Na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), naquela época, passaram a buscar espaços na casa, o que gerou já um clima não tão amistoso entre ambos.
Após esse embate, Sarto saiu derrotado em questões internas e aliou-se a Ciro Gomes, então no PPS, que fazia oposição ao grupo de Domingos Filho. Começava ali uma relação pesada entre os dois, que teve muitos capítulos posteriores.
Eleições de 2020
No entanto, em 2020, o PSD, liderado por Domingos Filho, apoiou a candidatura de Sarto para prefeito de Fortaleza. Mas isso só aconteceu com a mediação do senador Cid Gomes e de Roberto Cláudio, ambos do PDT, que fizeram a ponte entre os dois grupos – de Domingos Filho e Sarto – e alcançou-se assim a aliança.
Rompimento
A decisão anunciada por Domingos Filho acena claramente que um apoio a Sarto ano que vem para reeleição na capital fica inviável. Nem Roberto Cláudio, nem Cid Gomes, até o fechamentod esta reportagem, fizeram qualquer publicação relacionada à saída do PSD da prefeitura de Fortaleza
Domingos Filho
Foi eleito deputado estadual em 1994, assumindo o cargo em 95. Desde então, sempre ocupou cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Em 2007, foi eleito para a presidência da casa. Em 2010, foi eleito vice-governador do Ceará na chapa de Cid Gomes.
José Sarto
Por sete mandatos foi deputado na Assembleia Legislativa do Ceará. Foi líder do Governo Cid Gomes, presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação, compôs a Mesa Diretora da Casa no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente, quando Roberto Cláudio era o presidente. Foi também vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle. Ainda como deputado estadual, foi eleito presidente do Parlamento cearense para o biênio 2019-2020.
Em 2020, foi eleito prefeito de Fortaleza, após polêmica no PDT, que deixou pra última hora a decisão – ou a divulgação – do nome que iria concorrer nas eleições municipais daquele ano.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<