Neste sábado (3), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou a candidatura de Chico Malta à Prefeitura de Fortaleza. A convenção ocorreu no Comitê do Poder Popular, localizado no bairro Benfica, e atraiu diversas lideranças políticas da esquerda, além de membros do partido. Chico Malta, advogado e militante comunista, traz como vice-prefeito em sua chapa Roberto Santos, dirigente sindical da construção civil também filiado ao PCB.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Chico Malta possui uma longa trajetória de engajamento político e social. Membro do Comitê Central do PCB, ele foi diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará entre 1988 e 2000. Além disso, foi um dos fundadores da Casa de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, em 1991, onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente. Malta também atua como conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace), reforçando seu comprometimento com as causas trabalhistas e sociais na região.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A convenção do PCB contou com a presença de importantes figuras da esquerda local, como Ailton Lopes e Anna Karina, ambos candidatos a vereador de Fortaleza pelo PSOL. A presença desses apoiadores sublinha a tentativa de fortalecer uma aliança entre os partidos de esquerda, em busca de uma plataforma comum voltada para os interesses populares.
Durante seu discurso na convenção, Chico Malta destacou a importância de apresentar uma “plataforma classista” para Fortaleza, com foco na classe trabalhadora e nas comunidades periféricas. “O PCB resolveu lançar candidatura própria a prefeito da nossa capital para que nós possamos apresentar uma plataforma classista para Fortaleza onde a prioridade seja o povo pobre, da periferia. Uma candidatura classista, onde a classe trabalhadora esteja à frente de todo esse processo e tenha uma construção do poder popular”, afirmou Chico Malta, ressaltando a centralidade da classe trabalhadora em suas propostas.
Ele ainda acrescentou que sua candidatura é um símbolo de esperança para os eleitores de Fortaleza. “A nossa candidatura é uma candidatura da esperança. É uma candidatura comunista, radical, classista e da construção do poder popular”, complementou Malta, prometendo uma administração que priorize as demandas populares e a justiça social.
Leia também | Eduardo Girão é o candidato do Partido Novo para a Prefeitura de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<