O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) declarou que tem “importância declinante” no eleitorado cearense, na manhã deste domingo (6), ao votar em Fortaleza. Na ocasião, ele, que estava acompanhado do prefeito José Sarto (PDT) e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), destacou a ascensão dos dois como novas lideranças de peso dentro do partido.
Ciro diz que tem importância declinante no Ceará
“A minha importância é declinante, tenho humildade pra perceber que a minha palavra tem cada vez menos audiência no Ceará. Isso tenho que aceitar com humildade. Mas a coesão do líder emergente das nossas forças, que é o Roberto Cláudio, o maior quadro nosso, que é o Sarto, e o líder da maioria do Congresso [André Figueiredo], que é o melhor deputado federal do Ceará na Câmara, mostra um partido que está firme, forte e que vai trocando suas lideranças antigas por lideranças novas, capazes de enfrentar o futuro”, disse Ciro.
Roberto Cláudio
O grupo político encabeçado por Ciro também esteve junto em outras votações, neste domingo. Roberto Cláudio votou acompanhado por Sarto e Ciro, estando ainda com a esposa e autoridades do PDT, como o presidente nacional do partido, André Figueiredo. Esteve presente ainda o vice-prefeito Élcio Batista (PSDB).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na ocasião, ele defendeu o legado da gestão do prefeito e criticou o que chamou de “falsa e artificial polarização” entre os candidatos do PT e PL. “Havia uma tentativa artificializada do PT de querer antecipar um segundo turno com o PL, exatamente porque um considera o outro o mais fraco candidato para disputar no segundo turno. Não por acaso, ao longo da última semana, houve um claro e significativo crescimento da campanha do Sarto”, disse ele.
Sarto
Sarto, mais cedo, também votou com presença de Roberto Cláudio e aliados do grupo político. Na ocasião, o prefeito disse ter boa expectativa de ir para o segundo turno.
Neste domingo, Fortaleza vai às urnas para as eleições municipais de 2024, com mais de 1,7 milhão de eleitores aptos para votar. O primeiro turno da votação inclui a eleição à Prefeitura – podendo haver segundo turno, caso nenhum candidato ultrapasse 50% dos votos válidos – e a eleição dos vereadores para a próxima legislatura.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A votação ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília). A eleição acontece simultaneamente em todo o país, em 5.569 municípios. Há, em todo o país, um total de 463.373 candidaturas registradas, sendo a maioria para o cargo de vereador.
O voto é obrigatório para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos, enquanto é facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos, e pessoas acima de 70 anos. Em 2024, cerca de 135,3 milhões de pessoas são obrigadas a votar.
O eleitor pode votar sem o título, desde que apresente um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou CNH. O aplicativo e-Título também pode ser usado como identificação.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Eleições 2024: acompanhe ao vivo a votação e a apuração
O eleitor, ao ir votar, deve lembrar que é proibido portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto dentro da cabine de votação, mesmo que desligados. No entanto, pode levar a “colinha” com os números dos candidatos, para não esquecê-los no momento do voto.