Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições em Sobral e Fortaleza marcam derrotas simbólicas para os Ferreira Gomes

Eleições em Sobral e Fortaleza marcam derrotas simbólicas para os Ferreira Gomes

Foto: Reprodução

Os resultados das eleições em Fortaleza e em Sobral, neste domingo (6), representam derrotas relevantes para os Ferreira Gomes, com candidatos apoiados por Cid e Ciro tendo ficado para trás. As duas cidades, além de serem duas das principais do Ceará, também têm valor simbólico para a família, no universo da política.

Em Fortaleza, o atual prefeito José Sarto (PDT), candidato de Ciro, não conseguiu se cacifar para o segundo turno. Já em Sobral, berço político da família, a ex-governadora Izolda Cela (PSB), candidata de Cid, perdeu para Oscar Rodrigues (União Brasil).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ferreira Gomes têm derrotas de relevo em Fortaleza e Sobral

Sobral, hoje governada por Ivo Gomes, irmão de Cid e Ciro, tem na Prefeitura integrantes da família ou aliados dos Ferreira Gomes já desde os anos 1990, com a vitória de Oscar Rodrigues sendo uma quebra de uma tendência de décadas na cidade.

Publicidade

Fortaleza, por sua vez, era o principal trunfo do PDT nacionalmente e principal aposta de Ciro para as eleições deste ano. Sarto, com a derrota, tornou-se o primeiro prefeito da capital cearense a não conseguir a reeleição ou sequer disputar o segundo turno.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Cid e Ciro

Cid e Ciro estão rompidos politicamente desde 2022, quando o PT e o PDT desfizeram a aliança que tinham a nível estadual, no Ceará. A separação dos partidos resultou no lançamento da candidatura do hoje governador Elmano de Freitas (PT). Na ocasião, o ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT) deu aval ao rompimento, ocasionado principalmente pelas divergências entre as siglas sobre o nome do candidato ao Governo do Estado naquele ano – Ciro e o PDT defendiam Roberto Cláudio, enquanto o PT e outros aliados defendiam o nome da então governadora Izolda Cela.

Após a eleição, Cid Gomes se manteve aliado de Camilo e dos petistas no Ceará, declarando que também defendia a indicação de Izolda. Ciro considerou a postura uma traição por parte do irmão, principalmente porque, segundo o pedetista, ele “criou” Cid e Camilo no mundo da política.

Leia também | Eleições 2024 em Sobral: Oscar Rodrigues é o novo prefeito da cidade

O rompimento também prejudicou a relação pessoal dos dois. Nos últimos tempos, no entanto, têm sido sinalizadas aproximações, com declarações públicas na imprensa. No último mês, em entrevista ao programa Show do Beto Guerra, da Rádio Coqueiros FM, de Sobral, Cid disse que “daria a vida” pelo irmão. Segundo ele, Ciro “sempre foi para mim a referência, a inspiração”.

Sair da versão mobile