André Fernandes (PL), candidato à Prefeitura de Fortaleza nas Eleições 2024, votou na manhã deste domingo (27) na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
O candidato chegou ao local acompanhado da esposa, Luana Fernandes, e votou na sessão 305, no segundo andar do edifício. Na ocasião, ele demonstrou confiança no resultado, pontuando que fez uma campanha limpa e que “acredita na mudança”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
André, ao falar brevemente com a imprensa, destacou que nenhuma de suas inserções teve que ser retirada do ar pela Justiça Eleitoral por promoção de ataques ou informações falsas. Questionado sobre a composição das secretarias, caso seja eleito, o postulante desconversou, dizendo que ainda é cedo para falar em nomes, considerando inclusive o período para o desfecho da votação do segundo turno.
O candidato do PL ficou em primeiro lugar na votação do primeiro turno das eleições municipais deste ano em Fortaleza, 40% dos votos válidos. Ele disputa o segundo turno com o candidato do PT, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo turno das eleições neste domingo (27)
Neste domingo, Fortaleza vai às urnas para definir o novo prefeito da cidade, nas eleições municipais de 2024, com mais de 1,7 milhão de eleitores aptos para votar. No primeiro turno da votação, em 6 de outubro deste ano, os eleitores escolheram os vereadores que vão integrar a nova legislatura, tendo definido também os dois postulantes à Prefeitura que disputam o segundo turno.
A votação ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília). A eleição do segundo turno acontece simultaneamente em todas as 51 cidades brasileiras em que a eleição não foi definida no primeiro turno, incluindo 15 capitais.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Para votar
O voto é obrigatório para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos, enquanto é facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos, e pessoas acima de 70 anos. Levando em conta o banco de dados da Justiça Eleitoral em 2024, cerca de 135,3 milhões de pessoas são obrigadas a votar.
O eleitor pode votar sem o título, desde que apresente um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou CNH. O aplicativo e-Título também pode ser usado como identificação.
Leia também | Eleições 2024: acompanhe ao vivo a apuração e divulgação dos resultados do 2º turno em Fortaleza e Caucaia
O eleitor, ao ir votar, deve lembrar que é proibido portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto dentro da cabine de votação, mesmo que desligados. No entanto, pode levar a “colinha” com os números dos candidatos, para não esquecê-los no momento do voto.