PREVISÃO DO TEMPO

Clima para amanhã: confira a previsão do tempo em Recife, neste domingo (19)

Antes de sair de casa, é importante saber como vai ficar o tempo

Compartilhe:
18 de março de 2023
Portal GCMAIS

Chuva, sol, vento forte… Antes de sair de casa, é importante saber se você vai precisar levar guarda-chuva para se proteger dos respingos ou mesmo usar roupas mais leves para evitar o calor. A seguir, confira a previsão do clima em Recife, no estado do Pernambuco, para amanhã, domingo (19).

Clima para amanhã: confira a previsão do tempo em Recife, neste domingo (19)
Foto: Reprodução

Clima amanhã em Recife

Temperatura mínima: 24°

Temperatura máxima: 29°

Chuva: 25mm – 67%

Vento: NE – 12km/h

Umidade mínima: 65%

Umidade máxima: 87%

Sol: 05:23h – 17:31h

Previsão do Tempo

A previsão do tempo no Brasil é feita pelo Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Criado em 1909, o instituto representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) e, por delegação desta Organização, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial. Ainda por designação da OMM, o Brasil, por meio do Inmet, deve sediar um Centro de Sistema de Informação Mundial (GISC, na sigla em inglês), integrante do principal núcleo do novo Sistema de Informação da OMM (WIS, na sigla em inglês). O WIS é resultado da evolução do Sistema Mundial de Telecomunicações (GTS).

A previsão do tempo é baseada em dados colhidos por meteorologistas. Ela pode sofrer variações ao longo do dia que fujam dos modelos previstos.

“Tempo” se refere ao conjunto de condições atmosféricas e fenômenos meteorológicos em curto prazo, como temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc.

Já o “Clima”, é um conceito referente a períodos longos e reúne as características de uma região. Para definir o clima, é necessário ter informações dos dados históricos da área estudada.

Em resumo, o tempo está ligado às condições meteorológicas do momento em que é realizada a observação. Por exemplo: o tempo pode estar chuvoso e frio em um ponto de Mato Grosso em julho, apesar do clima do estado ter características de secura e calor nesta época.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Fortaleza registra maior chuva de 2023, com 83 milímetros

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.