Ícone do site Portal GCMAIS

Brasil deve receber até 14 milhões de vacinas de Oxford em fevereiro

Anvisa recebe pedido de registro definitivo da vacina Oxford/Fiocruz

Foto: Heudes Regis/Divulgação

O Ministério da Saúde informou hoje (30) que deve receber em meados de fevereiro entre 10 e 14 milhões doses da vacina produzida pela AstraZeneca-Oxford contra a Covid-19. A pasta recebeu uma carta do consórcio internacional Covax Facility com as informações sobre o repasse de doses. O grupo faz parte de uma aliança global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso ao imunizante.

O Brasil é um dos 191 países que fazem parte da Covax Facility. Em setembro do ano passado, duas medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro garantiram os recursos para que o país participasse do consórcio.

O governo federal também possui parceria direta com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produção de vacinas, por meio da Fundação Osvaldo Cruz, e com o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac.

Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza estima vacinar cerca de três mil profissionais da saúde contra o coronavírus entre sábado (30) e domingo (31). A campanha de imunização é realizada em 116 postos de saúde da Capital, mediante agendamento prévio.

“A nossa expectativa é atender, neste sábado e domingo, três mil profissionais das unidades básicas de saúde, do porteiro ao gestor. São oito salas de vacinação funcionando simultaneamente, para contemplar os profissionais agendados. Ao chegarem, são acolhidos, vacinados e aprazados para a segunda dose”, informou a coordenadora da Regional de Saúde VI, Margarida Saraiva.

Publicidade
Sair da versão mobile