Ícone do site Portal GCMAIS

Pesquisa de cearense, que busca combater a diabetes, é finalista em concurso da Unicamp

Foto: Reprodução

Cerca de 16,5 milhões de brasileiros vivem com diabetes atualmente e boa parte deste número nem sabe que vive com a doença. Esse quadro pode ficar ainda maior nos próximos anos. A previsão é que até 2045, o País tenha 26 milhões de pessoas com a doença.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A pesquisa de doutorado da cearense Williara Queiroz, sob orientação da profa. Glaucia Pastore  e coorientação de Iramaia Neri-Numa, promete ser uma aliada no combate a esse cenário. Em seus estudos na Universidade de Campinas (Unicamp), a doutoranda em Ciência de Alimentos investiga o potencial de flavonóides encontrados em alimentos, como o chocolate e o café, no tratamento da diabetes.

“Existe uma classe de compostos químicos naturais, provenientes das plantas, chamados de compostos flavonóides. Esses compostos atuam tanto na diminuição da quantidade de açúcar no sangue quanto eles, ao mesmo tempo, estimulam a liberação de insulina. Entretanto, esses compostos têm digestão limitada”, explica a doutoranda.

Para aumentar a capacidade de digestão, a pesquisa busca criar uma espécie de encapsulamento 100 vezes menor que 1 milímetro do composto e garantir que ele consiga ser digerido pelo ser humano. Depois de testar essa proposta em laboratório, a ideia é que seja desenvolvido um alimento capaz de colaborar, de forma natural, com o tratamento da diabetes.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Publicidade

Williara e o estudo estão participando do concurso “Minha Pesquisa em 3 Minutos”, uma competição da Unicamp que visa levar estudos desenvolvidos na universidade para o público geral. Foram 175 pesquisadores inscritos, mas a cearense ficou entre os dez finalistas. Saiba como votar no concurso.

Leia também | Cearense envia TCC para o Papa Francisco e recebe carta de agradecimento

“A competição está sendo bastante importante para a divulgação e visibilidade, para ter apoio da população e para que todos tenham conhecimento do que eu estou fazendo na academia”, explica a pesquisadora.

Para vencer, o vídeo de Williara precisa ganhar mais curtidas do que os concorrentes, no YouTube. Neste sábado (27), a cearense já acumulava mais de 3 mil likes, mas a competição ainda continua acirrada. O público tem até a segunda-feira (1º) para votar em um dos finalistas no canal da TV Unicamp.

Confira o vídeo de Williara

Sair da versão mobile