SAÚDE

Home office e aulas online podem agravar doenças ortopédicas, afirma estudo

Confira dicas de como trabalhar em casa com a postura correta

Compartilhe:
4 de março de 2021
Assistente de Redação vídeo

Com o decreto de mais um lockdown em Fortaleza a partir da próxima sexta-feira (5), profissionais de diversos setores deverão voltar a trabalhar em casa. As mudanças provocadas pelo regime de home office podem agravar doenças ortopédicas, como problemas de coluna.  

Home office e aulas online podem agravar doenças ortopédicas, afirma estudo
As mudanças provocadas pelo regime de home office podem agravar doenças ortopédicas, como problemas de coluna.

Um estudo realizado pelo Facebook e a Associação Americana de Quiropraxia apontou que hábitos como uma postura inadequada, sedentarismo, uso de calçados de má qualidade e lesões por cargas muito pesadas, são as principais causas dos problemas de coluna, que estão entre os mais frequentes problemas ortopédicos enfrentados atualmente.  

O uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos no sofá, ou mesmo em cadeiras inapropriadas por várias horas, também é um dos grandes vilões desse período de pandemia.  

A pesquisa revelou que, dentre os profissionais de saúde, cerca de 92% afirmaram que seus pacientes passaram a se queixar mais de dores ou transtornos musculoesqueléticos desde o início da quarentena.

De acordo com análise do Google Trends – ferramenta de estudo de tendências da plataforma, dor nas costas, por exemplo, foi um dos termos mais procurados nas ferramentas de busca entre os meses de fevereiro do ano passado, quando houve início da pandemia no país, e no mês de junho. Esse cenário aponta para uma elevação de 76% por informações sobre dor nas costas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O professor e coordenador do curso de Fisioterapia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Olavo Ximenes, explica que, em caso de dores, é importante o paciente buscar tratamento o mais rápido possível.  

“Primeiramente, é preciso cuidar do processo inflamatório com medicação, assim como eletrotermofototerapia de acordo com a gravidade existente para que ocorra alívio do processo inflamatório por meios físicos e adequação da terapia manual e/ou outras terapias que darão suporte para amenizar e curar”.  Se o paciente não buscar ou tiver um tratamento adequado, poderá sofrer sérias consequências na saúde: “ O  paciente pode ficar com limitações que podem dificultar  a rotina  dele, além de dores crônicas e lesões repetitivas na área acometida”, alerta o profissional.  

Ainda de acordo com Ximenes, a  fisioterapia tem diversas áreas que poderão ajudar nesse processo, como as terapêuticas com usos de aparelhos que proporcionam analgesia,  reeducação funcional,  rpm, terapia manual, osteopatia,  acupuntura (se o fisioterapeuta for especializado em alguma área específica),  fisioterapia aquática, entre outras.  

Cuidados com a postura

Também é possível tornar a adaptação home office menos prejudicial. Algumas orientações dos ortopedistas são:

– Criar uma rotina

No trabalho em casa, é importante manter os hábitos de antes. Acordar com tempo de tomar café da manhã, por exemplo, fazer alongamento e vestir uma roupa adequada. Só depois, você poderá ir para o “escritório”.

– Programar paradas regulares 

O ideal é, a cada hora, levantar dez minutos e andar um pouco. Não deixe que o tempo sentado ultrapasse duas horas.

– Usar a função viva voz

Se você vai ficar no celular para se comunicar com sua equipe de trabalho, por exemplo, procure ativar a função viva voz ou use fone de ouvido. Ficar com o telefone preso no pescoço é prejudicial. Tome cuidado também com o volume. Níveis muito altos podem causar problemas auditivos.

– Manter a postura correta

A coluna vertebral inferior (lombar) precisa ficar encostada na área de trás da cadeira. Uma almofada nas costas pode ajudar a manter a postura.

– Estabilizar os pés

Mesmo que pareça estar mais confortável, os pés não podem ficar pendurados. Procure deixá-los estabilizados no chão. 

– Escolher a cadeira adequada

O ideal é que a cadeira tenha braços, para apoiar o antebraço. Mas se não tiver, deixe o punho apoiado sobre a mesa, nunca solto.

– Regular a altura do monitor

A altura do monitor do computador ou notebook precisa estar no nível dos olhos. Não pode ficar nem acima nem abaixo, para não sobrecarregar o pescoço. Use livros ou caixas para ajustar a altura. 

– Trabalhar sentado

Procure um lugar confortável e que te permita trabalhar sentado. Nunca, de jeito nenhum, trabalhe deitado na cama, com o notebook no colo. Isso é prejudicial para o punho, para a cervical e para a lombar.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.