A previsão é que cheguem no sábado, 22, dois lotes de IFA para a retomada da produção de 12 milhões de doses
Fiocruz suspende produção da vacina contra covid-19 nesta quinta-feira (20)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompe a partir desta quinta-feira (20) a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 por falta de insumos importados da China. As máquinas que fazem a primeira etapa da produção da vacina foram desligadas na quarta à noite e religadas somente na próxima terça-feira (25).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Leia também | Apenas uma em cada cinco pessoas no Ceará se cadastrou para a vacinação contra covid-19
A interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho. Isso porque as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado que ainda tinha no estoque.
A previsão é que cheguem no sábado, 22, dois lotes de IFA para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado.
“Com as novas remessas, as entregas de vacinas estão asseguradas até a terceira semana de junho”, afirmou a fundação em nota. Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente.
“O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, informou a fundação. Por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a fundação já entregou 34,9 milhões de vacinas ao PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde.
Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quinta, 20 de maio (20/05)
Produção da vacina CoronaVac foi interrompida semana passada
O Instituto Butantan também interrompeu a produção da CoronaVac. A expectativa do laboratório é retomar a fabricação após a chegada do próximo lote do IFA, com entrega aguardada para o próximo dia 26. O carregamento vai ser suficiente para a produção de 7 milhões de doses.
A fabricação foi suspensa na quinta-feira (13) da semana passada e a última entrega, de 1,1 milhão de doses ao Ministério da Saúde, ocorreu um dia depois. O instituto já entregou mais de 47 milhões de doses ao PNI. Apesar da incerteza, mantém a previsão de entrega de 100 milhões de doses até 30 de setembro.
O Ministério da Saúde afirma que já foram distribuídas cerca de 90 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro. Além da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca, também começou a distribuição da Pfizer em maio.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Demanda por ônibus caiu 38% em Fortaleza durante a pandemia; Prefeitura usa tecnologia para evitar lotações
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.