diagnóstico

Hospital Geral César Cals realiza testes em bebês que não nasceram na unidade

De janeiro a maio de 2021 o local já realizou mil procedimentos

Compartilhe:
29 de junho de 2021
A10

O teste do pezinho deve ser feito em todo bebê entre o terceiro e o quinto dia após o nascimento. Ele possibilita o diagnóstico precoce de seis doenças e é realizado no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em bebês nascidos ou não na unidade.

Hospital Geral César Cals realiza testes em bebês que não nasceram na unidade
O ambulatório, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, de janeiro a maio de 2021, já realizou mil testes do pezinho. No mesmo período do ano passado, foram 948 exames.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O ambulatório, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, de janeiro a maio de 2021, já realizou mil testes do pezinho. No mesmo período do ano passado, foram 948 exames.

A triagem neonatal a partir do teste do pezinho é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que possam ser tratados, evitando as sequelas e até mesmo a morte.

Além disso, propõe o gerenciamento dos casos positivos por meio de monitoramento e acompanhamento da criança durante o processo de tratamento.

As pessoas com distúrbios e doenças detectadas são acompanhadas por equipes multidisciplinares em serviços especializados, visando à saúde integral, redução da morbimortalidade e melhoria da qualidade de vida.

Leia também | Ceará vai pagar inscrição do Enem para alunos das escolas públicas que tiveram isenção negada pelo Governo Federal

A dona de casa Assisneide Silva Araújo (28) teve o primeiro filho no HGCC e tomou conhecimento que o hospital realizava o teste para todos os bebês. Após o nascimento da segunda filha, Isabella, no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ela retornou ao hospital, no setor ambulatorial, para fazer o exame da recém-nascida. Assisneide reconhece a importância do evento.

“O exame é muito importante para detectar alguma doença que o bebê possa ter”, reforça a mãe.

Uma equipe treinada em coleta e acolhimento aos recém-nascidos realiza o teste. Primeiro, um cadastro é feito para, na sequência, a mãe ou responsável receber comprovante de coleta com o código do paciente e senha para recebimento do resultado via Internet. Daniel Soares é chefe do Centro de Patologia do HGCC e ressalta a comodidade do processo.

“Esse serviço é importante para propiciar mais agilidade e conforto para a mãe ou responsável do recém-nascido, evitando o deslocamento para receber o resultado do exame”, disse.

Após a coleta, o material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e o prazo para recebimento é de 30 dias após a coleta. Soares explica que o teste realizado no HGCC vai além da coleta de material.

“Existe também um serviço de acompanhamento com busca ativa de pacientes com resultados alterados para encaminhamento e atendimento em Unidade Especializada, fazendo com que seja dada cobertura integral à saúde do recém-nascido”, enfatiza.

Doenças detectadas com o teste do pezinho

-Fenilcetonúria
-Hipotireoidismo congênito
-Fibrose cística
-Hemoglobinopatias
-Deficiência de biotinidase
-Hiperplasia adrenal congênita

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.