Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin
Decisão foi tomada de forma unânime
AGÊNCIA BRASIL
Postado em 27 de julho de 2021
Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin
O Fundo Rotativo da Opas está recebendo solicitações de vacinas de países da região para os últimos três meses de 2021 e o ano de 2022. Foto: Bharat Biotech / Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu cautelarmente a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin, usada contra a covid-19. A decisão foi tomada nesta terça-feira (27), em Brasília, de forma unânime pela diretoria colegiada da agência. A solicitação de importação foi feita pelo Ministério da Saúde.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Leia também | Abastecimento de água em Fortaleza e mais 5 municípios será interrompido nesta quarta-feira (28)

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi tomada após ter sido comunicada pela empresa indiana Bharat Biotech que “a Precisa Medicamentos não possui mais autorização para representar a Bharat, fabricante da vacina Covaxin no Brasil”.

Segurança jurídica e técnica

Ainda segundo a agência, a medida prevalecerá até que “sobrevenham novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica” da manutenção da deliberação que autorizou a importação.

Relator da matéria, o diretor Alex Machado Campos disse que a perda de legitimidade da Precisa Medicamentos para atuar junto à Anvisa pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação.

“A decisão levou em conta ainda notícias de que documentos ilegítimos podem ter sido juntados ao processo de importação, o que pode impactar as conclusões quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina a ser utilizada na população nacional”, concluiu a Anvisa.

Leia também | Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%


Deixe seu comentário