A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 27 de agosto. Nesse período, diversos conteúdos sobre o assunto são desenvolvidos com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito da necessidade de políticas públicas específicas que incluam esse segmento da população no âmbito social, combatendo, dessa forma, o preconceito e a descriminação.
As pessoas com deficiência intelectual e múltipla são aquelas que possuem impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial em longo prazo. Esses impedimentos podem afetar, de forma plena e efetiva, a participação na sociedade em igualdade de condições com as outras pessoas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre os tipos de deficiência mais conhecidos, estão a auditiva, a visual, a física, a intelectual e a múltipla. Esta última está ligada à junção de duas ou mais deficiências em um mesmo indivíduo, prejudicando o seu desenvolvimento e também a sua capacidade de adaptação. Alguns exemplos da deficiência intelectual são a bipolaridade, a esquizofrenia e a depressão.
Conheça a Apae Brasil
A Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) é a maior rede de apoio a pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil. A instituição tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência.
Ao longo da trajetória, a Apae oferece serviços de educação, saúde e assistência social, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Em 2019, foram realizados 24.971.138 atendimentos nas áreas de prevenção e inclusão no mercado de trabalho.
Atualmente, a rede conta com mais de 1.300.000 assistidos, organizados em mais de 2.200 unidades presentes em todo o território nacional.
Leia também | Ceará deve iniciar vacinação em pessoas de 12 a 17 anos no fim de agosto
Confira onde tem Apae
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<