Saiba o que é Amaxofobia e se você sofre disso | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
FOBIA
Saiba o que é Amaxofobia e se você sofre disso
O problema afeta cerca de 6% dos brasileiros
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 27 de setembro de 2021
Saiba o que é Amaxofobia e se você sofre disso
O medo também pode ser causado por traumas, mas existe tratamento para o problema. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o problema afeta cerca de 6% dos brasileiros. (Foto: Pexels)

Amaxofobia é o medo excessivo de estar dentro de um veículo ou de dirigir. Pessoas que têm este transtorno ao estarem em um veículo sentem desconforto e ficam incomodadas com ansiedade que sentem.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O medo também pode ser causado por traumas, mas existe tratamento para o problema. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o problema afeta cerca de 6% dos brasileiros. A psicóloga Ana Paula Araújo explica que o problema pode ser superado com ajuda profissional e com a prática de direção.

“Entre as principais características apresentadas por alguém que sente medo de dirigir são falta de ar, taquicardia, o suor excessivo, necessidade irracional de fuga, tremores das mãos e pés e até dor na barriga. As pessoas que sentem esse sofrimento devem procurar ajuda com um psicólogo, mas em caso de ansiedade excessiva, a indicação é buscar um psiquiatra para iniciar medicação adequada”, explica.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABMT) indica que a fobia atinge mais mulheres, em torno de 80% do total. A psicóloga diz, ainda, que é indicado enfrentar o medo e não deixar que isso seja um bloqueio, ressaltando a importância do tratamento adequado.

“Nesse ponto, é indicado entrar no veículo e ter aulas de direção com instrutores preparados para a circunstância”, disse.

O presidente do Sindicato das Autoescolas, Eliardo Martins, orienta que procurar ajuda especializada em uma autoescola credenciada é a opção mais segura.

“As autoescolas oferecem aulas individuais com profissionais preparados para ajudar esse motorista habilitado a se sentir mais seguro e preparado para encarar o trânsito”, explica.

Leia também | Trabalho escravo: nove pessoas dividiam casa com porcos em Granja, no Ceará

Os valores das aulas podem variar a partir de cada veículo, a necessidade e o serviço a ser prestado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário