Hospitais em Fortaleza oferecem orientação sobre como lidar com luto | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
PANDEMIA
Hospitais em Fortaleza oferecem orientação sobre como lidar com luto
Os hospitais São José e da Saúde Mental de Messejana contam com serviços de atendimento psicológico
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 12 de novembro de 2021
Hospitais em Fortaleza oferecem orientação sobre como lidar com luto
No Hospital São José, o serviço está disponível às terças e quintas-feiras. Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Para minimizar a dor de pessoas que precisam lidar com o luto, dois hospitais públicos de Fortaleza contam com unidades especializadas no Ambulatório de Perdas e Luto.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Uma dessas unidades é o Hospital São José (HSJ), que oferece um serviço de acompanhamento psicólogo para  auxiliar as pessoas a ressignificar suas dores. Podem ter acesso ao serviço, pacientes, familiares, cuidadores e funcionários do Hospital São José. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3101.2343.

Leia também | Projeto da UFC oferece atendimento virtual para pessoas em situação de perda, luto e separação

O outro local que oferece esse tipo de serviço ao público é o Hospital de Saúde Mental, que possui um Plantão Psicológico por demanda espontânea para quem está experimentando períodos de perdas recentes e, principalmente, para os que estão vivenciando o luto patológico.

Leia também | Especialista orienta como encarar a dor da perda e trabalhar luto nas crianças

A psicóloga Clarisse Missiê, que atua nesse serviço, observa que muitas pessoas costumam procurar o atendimento nos primeiros dias do luto.

“O atendimento é realizado com psicoterapia breve focal, ou seja, nós focamos na dor mais emergente, como o luto, por exemplo, acolhendo o paciente com intervenções na escuta terapêutica. Oferecemos ainda mais dois retornos e, ao término do processo, se houver necessidade encaminhamos o paciente para continuidade do tratamento em outras unidades de atendimento”, frisa Clarisse.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A psicóloga destaca que os familiares e amigos também podem contribuir e ajudar o enlutado com uma acolhida, afago e companhia. “Quando estamos diante de um enlutado devemos ter muito cuidado com as palavras. É importante deixar a pessoa chorar, vivenciar a dor, soltar as emoções, pois aquilo que fica guardado, reservado no inconsciente, pode trazer um sofrimento muito maior posteriormente”, orienta a especialista.

Serviço

Ambulatório de Perdas e Luto do Hospital São José
Funcionamento: terças e quintas-feiras
Local: Hospital São José (Rua Nestor Barbosa, 315 – Parquelândia)
Agendamento: (85) 3101.2343

Hospital de Saúde Mental de Messejana
End: Rua Vicente Nobre Macêdo, S/n – Messejana
Telefone: (85) 3101-4350


Deixe seu comentário