Conheça benefícios do consumo de café | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Conheça benefícios do consumo de café
Entre as vantagens está o auxílio na perda de peso e a ajuda na prevenção do mal de Parkinson
Batista Santos
Postado em 21 de novembro de 2021
Conheça benefícios do consumo de café
Foto: Pexels

Que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, isso todo mundo já sabe. Mas, você sabe quais são os benefícios da bebida? Além do sabor inconfundível, o tão amado cafezinho brasileiro possui uma série de nutrientes e altos níveis de antioxidantes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para saber exatamente quais são esses benefícios e avaliar como eles podem ajudar nosso corpo a funcionar melhor, veja algumas vantagens que o consumo de café oferece.

Ajuda a proteger o fígado

O fígado é o órgão responsável por uma série de possessos no organismo. Porém, existem diversas doenças relacionadas a ele. Por exemplo, a doença do fígado gorduroso, hepatite, entre outros.

Cada uma delas precisa ser amplamente tratada para que o quadro não evolua para algo mais grave, como a cirrose.

Uma das formas de tratamento, segundo estudos, é por meio do consumo de café. Pesquisas apontam que tomar, em média, 4 xícaras da bebida por dia podem reduzir em até 80% o risco de cirrose.

Protege contra a demência e o Alzheimer

A demência é uma doença neuro-degenerativa que está diretamente ligada a doença de Alzheimer. Sendo que esta última está entre a principal desta categoria em todo o mundo.

Normalmente, as principais vítimas são pessoas com 65 anos ou mais. Além disso, não tem cura.

Porém, existem alguns hábitos que podem ajudar a evitar esse tipo de doença. Por exemplo, uma rotina com atividade física regular e uma alimentação saudável.
Dentro dessa alimentação, recomenda-se o consumo de café.

Segundo pesquisadores, beber café com regularidade diminui em 65% o risco de ter doença de Alzheimer.

Reduz o risco de Parkinson

Assim como o Alzheimer, o Parkinson também é uma doença neuro-degenerativa. Sendo essa, a segunda mais comum no mundo. A doença de Parkinson ocorre quando os neurônios responsáveis pela dopamina, morrem no cérebro, e não tem cura.

Por isso, é muito importante dar prioridade à prevenção.
De acordo com estudos, quem bebe café possui o risco de 32 a 60% menor de desenvolver o mal de Parkinson. Vale destacar ainda que o principal agente responsável pelos benefícios é a cafeína. Já que pessoas que consumiam a bebida descafeinada não apresentaram um risco menor.

Ajuda a queimar gordura

Se você já olhou embalagens e rótulos de produtos para emagrecer, reparou que a cafeína é uma substância presente. Afinal, é um suplemento essencial para a queima de gordura.

Além disso, outro estudo apontou que a cafeína aumenta a queima de gordura em 10% para pessoas obesas e em 29% para pessoas magras. Por outro lado, pessoas que consomem o café por muito tempo podem ter esses efeitos diminuídos gradativamente. Ou seja, se você está pensando em diminuir os números na balança, inclua hoje mesmo o café no seu cardápio.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário