Brasil pode voltar a ter casos de poliomielite, alerta Opas | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Brasil pode voltar a ter casos de poliomielite, alerta Opas
País recebeu certificado de erradicação da pólio em 1994. No Ceará, último registro ocorreu em 1988
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 3 de janeiro de 2022
Brasil pode voltar a ter casos de poliomielite, alerta Opas
Foto: Divulgação/Hospital Infantil Albert Sabin

O Brasil está entre os países com alto risco de volta da poliomielite, ao lado de outras sete nações das Américas. O alerta é da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que chama a atenção para a queda na cobertura vacinal no continente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A vacina contra a chamada paralisia infantil foi incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI) em 1978 e dois anos depois passou a ser disponibilizada a toda a população infantil.

O último caso da doença foi registrado em 1989 e, em 1994, o Brasil recebeu da Opas o certificado de eliminação de transmissão do vírus causador da pólio.

No entanto, desde 2015 a cobertura vacinal tem diminuído, de acordo com o Ministério da Saúde e isso se acentuou com a pandemia. Há seis anos, 98,2% das crianças brasileiras menores de cinco anos receberam as doses da vacina.

Entre 2016 e 2019, a taxa caiu para 84,4% e dados preliminares referentes a 2020 indicam que apenas 75,9% foram imunizadas. Os números preocupam porque, embora tenha desaparecido das Américas, o vírus da poliomielite ainda está em circulação em outros países e pode ser reintroduzido no continente.

Leia também | Cobertura vacinal contra a poliomielite cai no Brasil nos últimos cinco anos

O que é a poliomielite?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves, os membros inferiores do corpo são os mais atingidos e acontece a paralisia muscular.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário