Covid-19: maioria das reações adversas após vacina é psicológica, conclui estudo | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Covid-19: maioria das reações adversas após vacina é psicológica, conclui estudo
Os pesquisadores analisaram dados de 12 ensaios clínicos de vacinas anticovid com um total de 45.380 voluntários
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 19 de janeiro de 2022
Covid-19: maioria das reações adversas após vacina é psicológica, conclui estudo
Foto: Agência Brasil

Estudo conduzido por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, apontou que as reações adversas após a vacina contra Covid-19 foram psicológicos em mais de dois terços dos voluntários. A pesquisa foi publicada na última terça-feira (18) no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA Open Network). O efeito nocebo — oposto ao do placebo — ocorre quando um indivíduo experimenta reações desagradáveis sem que elas tenham relação específica com um fármaco.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Reações adversas da vacina contra a Covid-19

Os pesquisadores analisaram dados de 12 ensaios clínicos de vacinas anticovid com um total de 45.380 voluntários. Cerca de metade toma uma injeção de soro fisiológico (placebo), na maioria dos casos, e a outra metade recebe a vacina. Os voluntários não sabem o que tomaram até o fim do estudo.

Os resultados mostram que 35% dos participantes que tomaram uma injeção de placebo relataram efeitos adversos após a primeira dose — principalmente dor no corpo, febre e cansaço. No grupo que tomou a vacina, 46% declararam ter experimentado algum efeito adverso sistêmico.

Os pesquisadores do Programa de Estudos Placebo do Centro Médico Beth Israel Deaconess fizeram análises e cálculos e conseguiram estimar que o efeito nocebo esteve presente em 76% de todas as reações adversas entre quem tomou a vacina.

Na segunda dose, houve menos relatos de efeitos adversos, o que levou os pesquisadores a suspeitar que os participantes dos estudos já se anteciparam, eventualmente até se medicando antes de surgirem os sintomas.

Vale lembrar que as bulas das vacinas anti-Covid trazem como reações adversas comuns dor no local da aplicação, cansaço, febre, dores musculares e de cabeça, náuseas, entre outras. Cabe ressaltar ainda que todas elas costumam ser de leve intensidade e se resolvem sozinhas até o dia seguinte.

Leia mais | Conheça os efeitos colaterais das vacinas contra a Covid-19 em uso no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário