Ícone do site Portal GCMAIS

Em um ano, Brasil registra 25 mil retiradas de próteses de silicone

Em um ano, Brasil registra 25 mil retiradas de próteses de silicone

Foto: Pexels

Em apenas um ano, 25 mil mulheres retiraram o implante de silicone, procedimento conhecidos como explante, aqui no Brasil. Foram realizadas 1,3 milhão de cirurgias plásticas no Brasil, em 2020, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. Além dos explantes, foram realizadas 105 mil mastopexias – procedimento para reposicionar os seios, sendo a quinta cirurgia estética mais realizada no ano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A quantidade de explantes realizados em 2020 é 31,6% maior do que em 2019, quando a mesma pesquisa apontou 19 mil cirurgias com este fim, realizadas no Brasil.

O fato é que os seios são os órgãos da anatomia feminina que mais descrevem a feminilidade, a força da mulher e o feminismo, afinal, Quando foi necessário protestar, na década de 60, as mulheres tiraram o sutiã para queimar a lingerie, como sinal de liberdade. Agora, os seios fazem parte de um movimento naturalista, com a procura por formatos naturais, tal qual vieram ao mundo. Cresce o número de mulheres que decidem reduzir o volume ou retirar completamente o silicone. Isso pode explicar o crescente número de explantes.

Mulheres poderosa dão exemplo

A tendência foi encabeçada por celebridades de diferentes faixas etárias, como a atriz Scarlett Johansson e a empresária Victoria Beckham. Ainda assim, a prótese mamária de silicone ainda é a cirurgia plástica mais procurada pelas brasileiras, mas vem caindo a cada ano, cerca de 16% em quatro anos.

Publicidade

Leia também | Homem morre após consumir o equivalente a 200 xícaras de café

Vale lembrar que as primeiras aplicações de silicone foram feitas ainda na década de 1960. De lá pra cá o processo cirúrgico e, principalmente as próteses, evoluíram muito. E foi essa evolução que fez com que as substituições das próteses serem cada vez mais raras.

A complicação mais comum, com ocorrência de 2%, é uma espécie de rejeição chamada de contratura capsular, quando a membrana formada pelo próprio organismo em volta da prótese inflama, o que causa dor. O que acontecia até então nesse caso era a troca do silicone. Agora, as mulheres as retiram totalmente. A extração é simples e pode ser feita pela mesma cicatriz do implante, e essa praticidade tem encorajado cada vez mais as mulheres a retirarem o silicone.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile