Ícone do site Portal GCMAIS

CE e mais 15 estados apresentam queda nos casos de covid-19

Ceará registra quase 2 mil casos de Influenza A no primeiro trimestre de 2022

Foto: Governo do Ceará

O Brasil registrou queda na média móvel de mortes por Covid-19 em 16 estados, em relação a duas semanas atrás, de acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde (MS).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A pasta aponta que o país permanece com uma média móvel abaixo de 200 óbitos diários, com tendência de queda. Na terça-feira (12), o número atingiu 160,57, um recuo de 36,9% em relação a 14 dias atrás e de 82,07% em comparação com o pico da variante Ômicron, no dia 18 de fevereiro deste ano.

Nos estados

Segundo dados do Ministério da Saúde, os outros estados que tiveram queda foram o Rio de Janeiro, Pará, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Rondônia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Amapá e Tocantins.

Leia mais | Pescadores são encontrados no litoral de Fortaleza após seis dias desaparecidos

Publicidade

O Ministério da Saúde afirma que a melhora observada é reflexo, principalmente, da campanha de vacinação, que teve início em janeiro de 2021.

Acre, Sergipe, Santa Catarina e Mato Grosso registraram estabilidade. Já sete estados apresentaram alta, como o Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Bahia e Distrito Federal.

Além disso, o cenário epidemiológico, em relação ao número de casos de Covid-19, também segue com uma melhora. A média móvel nessa terça-feira ficou em 21.538 casos, o que representa uma diminuição de 31,20% frente à média de 14 dias atrás.

InfoGripe

O Boletim Infogripe aponta que nove das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a Semana Epidemiológica 14 (3 a 9 de abril): Acre, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Sergipe apontam queda na tendência de longo prazo, enquanto as demais apresentam sinal de estabilidade.

Em todas as localidades que apresentam algum sinal de crescimento, os dados por faixa etária sugerem um cenário restrito à população infantil (0 a 11 anos), fator que se mantém desde fevereiro. Já na população adulta, os números indicam sinal de queda ou estabilidade.

Nas capitais

Já entre as capitais, 11 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Belém (PA), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile