SURTO GLOBAL

Hepatite aguda em crianças: quase 200 casos são registrados no mundo

Maior parte se concentra na Europa, mas há casos nos EUA e Israel

Compartilhe:
28 de abril de 2022
Portal GCMAIS

Quase 200 casos ​​de hepatite aguda grave foram confirmados em crianças no mundo, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). O surto foi divulgado pela primeira vez em abril no Reino Unido e, desde então, já foi identificado em pelo menos 12 países.

Hepatite aguda em crianças: quase 200 casos são registrados no mundo
Foto: Shutterstock

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Exames laboratoriais descartam a possibilidade de a doença ser provocada pelos vírus já conhecidos de hepatite: A, B, C, E e D (quando aplicável).

Hepatite aguda em crianças

Os sintomas da doença incluem elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. No Reino Unido, a doença foi detectada em crianças de 1 a 10 anos. Seis pacientes passaram por transplante de fígado. Até o momento, não há relato de mortes em decorrência da doença.

A OMS informa ainda que há relatos de “vários casos” da nova doença em crianças infectadas pelo novo coronavírus e/ou adenovírus, embora o papel desses vírus na patogênese (mecanismo pelo qual a doença se desenvolve) ainda não esteja claro.

“A OMS está monitorando de perto a situação com outros estados membros e o Reino Unido e parceiros para casos com perfis semelhantes”, diz nota da OMS que pede aos membros da organização para estarem atentos e reportarem casos semelhantes. Qualquer ligação com a vacinação contra a covid-19 foi descartada.

Leia também | OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.