SAÚDE

Segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza inicia em Fortaleza; confira quem deve se vacinar

O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal

Compartilhe:
2 de maio de 2022
Roberta Fontelles

Fortaleza deu início nesta segunda-feira (2) a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza. O imunobiológico está disponível aos públicos prioritários em todos os postos de saúde, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h30min nos postos Paulo Marcelo e Messejana aos finais de semana e feriados.

Segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza inicia em Fortaleza; confira quem deve se vacinar
Foto: Governo Federal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Vacinação contra a Influenza

De acordo com a gestão municipal, na segunda fase, serão contempladas gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A vacina de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal.

“Quem tomou a vacina contra a influenza em 2021 deve tomar novamente esse ano, afinal, temos mudança nas cepas, alcançando uma proteção contra o vírus Influenza A do tipo H3N2. Com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, poderemos interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e óbitos”, destaca Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Primeira fase da campanha

A Prefeitura de Fortaleza informa que o público da primeira fase (crianças, idosos e profissionais da saúde) que ainda não se vacinou poderá receber sua vacina durante a segunda fase, que vai até o dia 3 de junho. Até o último domingo (24), foram aplicadas 66.890 doses, o que corresponde a apenas 10% da meta dessa fase.

Documentação necessária para vacinação

Para ter direito à imunização, todos os grupos deverão apresentar documento oficial com foto. A SMS segue as orientações do informe técnico do Ministério da Saúde no que diz respeito à documentação e escolha dos grupos prioritários.

Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade devem apresentar também documento que comprove a vinculação ativa na área.

Pessoas com comorbidades poderão apresentar, além do documento de identificação, qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.). Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde, caso possuam.

Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar apenas os documentos básicos de identificação, já que a deficiência é autodeclarada.

Leia mais | Ceará inicia campanhas contra influenza e sarampo neste mês

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.