Brasil já registra três mortes por raiva humana neste ano; todas após mordida de morcegos | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE PÚBLICA
Brasil já registra três mortes por raiva humana neste ano; todas após mordida de morcegos
O óbito mais recente é de uma menina de 12 anos
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 3 de maio de 2022
Brasil já registra três mortes por raiva humana neste ano; todas após mordida de morcegos
Foto: Reprodução

O Brasil confirmou três mortes por raiva humana neste ano. Todos os casos foram registrados no mês de abril e estão ligados a moradores de uma mesma aldeia indígena no interior de Minas Gerais. O óbito mais recente é de uma menina de 12 anos. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte, desde o início do mês do mês passado, após ter contato com um morcego, mas acabou morrendo na última sexta-feira (29).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo a SES-MG, ainda há um quarto caso sendo investigado, notificado no dia 21, também da mesma região.

“Trata-se de paciente do sexo feminino, 11 anos, que apresentou sintomas inespecíficos como febre e cefaleia e, devido ao parentesco com o segundo caso confirmado, foi notificada como suspeita e encaminhada para o hospital de referência, onde foram coletadas amostras laboratoriais. A paciente segue em leito clínico, estável e em observação”, disse o órgão.

Como a raiva se espalha?

A raiva é uma doença transmissível que pode atingir qualquer mamífero, como cães, gatos, bois, cavalos, morcegos e o homem. Ela é transmitida quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

O que a raiva causa?

O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. É caracterizada por uma encefalomielite fatal, doença extremamente grave, com letalidade de quase 100% se a pessoa não tomar a vacina antirrábica. No Brasil, apenas dois homens sobreviveram à raiva, vivendo com sequelas graves.

Leia também | Famosa revela que não dorme na mesma cama que o noivo há sete anos

O que fazer ao encontrar um morcego?

Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal, por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas etc., o animal não deverá ser tocado e a Secretaria da saúde deve ser acionada.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário