SAÚDE

Anvisa autoriza uso da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos no Brasil

A decisão foi tomada em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol).

Compartilhe:
14 de julho de 2022
Roberta Fontelles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos no Brasil. A decisão foi tomada na quarta-feira (13) em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol).

Anvisa autoriza uso da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos no Brasil
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Uso da Coronavac em crianças

Vale lembrar que a vacina estava liberada para uso em crianças a partir de 6 anos. A decisão da entidade tem como base estudos acadêmicos que garantem a eficácia do imunizante. A orientação da área técnica foi que a faixa etária fosse limitada a crianças de 3 a 5 anos não imunocomprometidas.

Leia mais | Covid 19: especialista explica se uma quarta onda é possível no Ceará

Mortes de adolescentes caem em terceira onda

Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz do Amazonas (ILMD/Fiocruz Amazônia), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostrou recuo no número de mortes por covid-19 entre adolescentes de 12 a 17 anos, durante o período mais crítico da terceira onda da epidemia em 2022, entre 23 de janeiro e 12 de fevereiro.

Em movimento contrário, o mesmo estudo mostrou substancial aumento das mortes entre menores de 12 anos, principalmente aqueles com idade abaixo de 5 anos. De acordo com o epidemiologista da Fiocruz Amazônia Jesem Orellana, houve alta de 74% na mortalidade por covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, se comparado o período mais crítico de 2022 com o pior de 2021, que foi na segunda onda, entre 14 de março e 3 de abril. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados em 2021, houve queda significativa (40%) na mortalidade por covid-19 no período mais crítico da terceira onda em comparação com fase também crítica da segunda onda.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.