Ícone do site Portal GCMAIS

Insuficiência cardíaca: entenda condição que causou internação de Faustão

Insuficiência cardíaca: entenda condição que causou internação de Faustão

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, está internado em um hospital de São Paulo com um quadro de insuficiência cardíaca. A doença é uma condição médica em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, como danos ao músculo cardíaco após um ataque cardíaco, hipertensão arterial, doença cardíaca valvular, doença cardíaca isquêmica, doenças do músculo cardíaco (miocardiopatias), entre outras causas.

O tratamento pode incluir a ingestão limitada de sal e de líquidos, bem como o uso de medicamentos com prescrição. Em alguns casos, pode ser implantado um desfibrilador ou marca-passo.

Os principais sintomas da insuficiência cardíaca incluem:

A insuficiência cardíaca pode ser classificada em dois tipos principais:

Publicidade

Insuficiência cardíaca sistólica: Nesse tipo, o coração não consegue bombear sangue adequadamente devido a um enfraquecimento do músculo cardíaco, resultando em uma redução na capacidade de ejeção de sangue do coração.

Insuficiência cardíaca diastólica: Nesse caso, o coração ainda tem uma boa capacidade de ejeção de sangue, mas tem dificuldade em relaxar e encher-se de sangue durante o período de relaxamento entre as batidas.

Tratamento

O tratamento da insuficiência cardíaca pode incluir mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada com baixo teor de sal, controle do peso, atividade física regular e redução do consumo de álcool e tabaco.

Medicamentos, como diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), bloqueadores beta e outros, também podem ser prescritos para melhorar a função cardíaca e controlar os sintomas.

Em casos graves, quando o tratamento médico não é suficiente, podem ser considerados procedimentos como transplante cardíaco ou implante de dispositivos médicos, como marcapassos ou desfibriladores.

É importante que a insuficiência cardíaca seja diagnosticada e tratada precocemente para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações. Se você ou alguém que conhece apresentar sintomas de insuficiência cardíaca, é fundamental procurar um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequados.

Leia também Com Covid-19, Carlos Alberto de Nóbrega é internado em hospital de São Paulo

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile