Em constante atualização, o WhatsApp se prepara para lançar novidades para seus usuários em 2021. Algumas novidades já são esperadas pelos usuários, como a organização de figurinhas por pastas, pagamento via aplicativo e até a notificação de prints das conversas. Separamos uma lista com as funções aguardadas para o ano. Confira:
WhatsApp Pay
O serviço de pagamento dentro das conversas foi anunciado no primeiro semestre de 2020, mas foi barrado pelo Banco Central dias após ser divulgado pelo aplicativo. A justificativa do órgão é a necessidade de avaliação dos possíveis riscos causados pela função ao Sistema de Pagamentos Brasileiro.
O WhatsApp Pay, como o serviço é chamado, permite transferências e pagamentos pelo aplicativo, por meio de cobrança em cartão de crédito ou débito. A funcionalidade é gratuita e não gera nenhum tipo de taxa adicional aos clientes dos bancos.
Figurinhas em pasta
Para quem ama adicionar stickers, a possibilidade de organizar as figurinhas em pastas deve se tornar uma realidade em breve. A atualização deve permitir que os usuários criem categorias para armazenar as imagens e gifs conforme o assunto.
Em atualização recente, o WhatsApp já havia autorizado a pesquisa das figurinhas por palavras-chave ou emoji.
Aviso de prints
Quem capturar a tela da conversa para compartilhar com terceiros ou até mesmo para armazenamento pessoal, poderá ser exposto em breve. Com a possível atualização, o WhatsApp deve notificar sobre prints. A funcionalidade aumenta a privacidade dos diálogos e dos WhatsApp Status, versão dos stories para a plataforma. Não há previsão de quando o recurso será implantado.
Conta em vários dispositivos
O recurso está em fases de testes e deve permitir que os usuários utilizem uma única conta em vários dispositivos, mas sem depender do aparelho principal, como acontece hoje no WhatsApp Web, onde o celular deve ficar conectado para a aba funcionar no computador.
De acordo com o WABBETAInfo, o recurso poderá permitir o login simultâneo em quatro telas diferentes. Um dos impedimentos para a atualização neste momento é a sincronização dos chats entre os dispositivos, algo que já é estudado pelo WhatsApp.
Ler mais tarde
Quando um usuário armazena uma conversa, ela reaparece caso o contato encaminhe nova mensagem. Isso pode mudar nas próximas atualizações do WhatsApp. O aplicativo testa o “Ler mais tarde”, que mantém as abas arquivadas, mesmo com a chegada de novas mensagens.
De acordo com o site Tech Tudo, a mudança tem finalidade de reduzir as interrupções diárias ocasionadas pelos alertas no celular.
Editar mensagens enviadas
Atualmente, é necessário apagar mensagens caso exista algum erro ortográfico, por exemplo. Com a atualização, o WhatsApp permite editar os textos já enviados, função que existe no Telegram, principal concorrente do aplicativo.
Biometria no WhatsApp Web
Para aumentar a segurança do WhatsApp Web, o aplicativo testa uma solicitação via biometria para fazer login. O recurso deve pedir que o usuário escaneie sua impressão digital no celular vinculado à conta. Ainda não se sabe se a novidade é uma substituição ao QRCode. A atualização está em fase de testes.
Leia mais | Daqui pra frente: a música digital nos anos 2020
WhatsApp lança mensagens temporárias que desaparecem em sete dias