Ícone do site Portal GCMAIS

Mês de abril terá Superlua e chuva de meteoros

Chuvas de meteoros atingem pico até esta quarta-feira (31); veja quais e como observar

Foto: Reprodução

Durante este mês de abril, o céu será tomado de fenômenos como a Superlua e chuva de estrelas cadentes de meteoros Líridas. 

Nesta terça-feira (6), a população de todo o planeta Terra poderá observar uma conjunção entre a Lua e Saturno, ou seja, os astros parecerão mais próximos no céu.

Eles serão visíveis a partir das 1h48, quando a Lua surgirá no horizonte ao leste, com Saturno logo à esquerda. No entanto, o melhor horário para observá-los será quando os astros estiverem altos no céu, por volta das 5h da madrugada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Já entre os dias 21 e 22 de abril, haverá o pico da chuva de meteoros Líridas. O melhor momento para observar o fenômeno será por volta das 4h da madrugada do dia 22. A indicação é olhar na direção norte.

Publicidade

O nome Líridas vem da origem deles: a Constelação de Lira, que faz parte de Vega. Ela é formada por pedaços do cometa C/1861 G1 “Thatcher”.

No dia 26 de abril, é a vez da Superlua. A plenitude dela será às 22h33, menos de três horas após o seu nascimento. Esta não será apenas a segunda lua cheia do ano, mas, à medida que clareia o horizonte leste, ela será uma das maiores e mais redondas já observadas.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile