ALERTA

Golpe do Pix: é importante desconfiar de todos, antes de qualquer transferência bancária

Os golpes com o contato no WhatsApp acontecem, geralmente, após alguém conseguir sequestrar, ou clonar a conta de outra pessoa no aplicativo

Compartilhe:
17 de junho de 2021
Assistente de Redação vídeo

O Pix é instantâneo. Isso todo mundo já sabe. Por isso, todo cuidado é pouco em relação à transferências. Toda a facislidade e a modernidade do serviço de transferência bancária criado pelo Banco Central estão sendo utilizadas por golpistas.

Golpe do Pix: é importante desconfiar de todos, antes de qualquer transferência bancária
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para quem caiu no golpe, é até difícil de acreditar. “Tudo conspirou a favor do bandido naquele dia”, relata Edson Dias, corretor de imóveis que foi vítima do golpe do Pix.

Durante o dia, a esposa dele e uma amiga do casal passaram horas resolvendo negócios até que que ficou certo um Pix de um valor, no dia seguinte, para a Michele, a amiga. No final do fatídico dia, a mesma amiga entrou em contato pelo WhatsApp, dizendo apenas “oi”, e a esposa do corretor foi logo dizendo “que o Poxa estava certo para o outro dia”, foi um prato cheio para o criminoso, que não só pediu pra antecipar, como solicitou um valor a mais.

“Íamos transferir cerca de R$ 780, mas ele pediu R$ 980, dizendo que no outro dia se acertava. Como tínhamos contato, confiança e fazíamos muitas transferências para ela, não vi problema, fizemos o Pix”, conta Edson.

A abordagem para o golpe

Os golpes com o contato no WhatsApp acontecem, geralmente, após alguém conseguir sequestrar, ou clonar a conta de outra pessoa no aplicativo — como quando o golpista entra em contato e simula uma pesquisa ou atendimento e, depois de conquistar a confiança, pede a confirmação de um código enviado para o celular dela. Ou por meio de link em mensagens de texto ou e-mail. Este código permite que o golpista acesse a conta. A partir daí, o estelionatário comanda o WhatsApp da vítima e começa a pedir dinheiro para os contatos.

“É preciso desconfiar sempre, ligar pra pessoa, buscar informações e jamais fazer transferência para contas ou Pix de desconhecidos”, aconselha o delegado Andrade Júnior, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Fortaleza.

Edson não fez isso. E só se deu conta que tinha caído num “conto do vigário”, quando, minutos depois, o estelionatário, ainda se passando pela amiga, pediu mais dinheiro. Foi ali que ele resolveu ligar para a amiga Michele.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“’Não transfira nada, não sou eu’, foi assim que Michele já atendeu ao telefonema. Ali eu só tive reação pra responder: ‘eu já transferi’, e não tinha mais jeito”, lembra o corretor, mais uma vítima de bandidos que se aproveitam da bondade e da confiança alheia.

A orientação de especialistas é: nunca realizar uma transferência a pedido sem antes conversar pessoalmente ou por chamada telefônica e desconfiar se o Pix estiver em nome de alguém que você não conhece.

“Ficou o aprendizado. Fiz de conta que investi àquele dinheiro num curso para saber mais de segurança cibernética, na internet”, finalizou Edson.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.