5xx Server Error: entenda porque WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
APAGÃO DAS REDES SOCIAIS
5xx Server Error: entenda porque WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar
As plataformas digitais ficaram cerca de seis horas sem funcionar
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 4 de outubro de 2021
5xx Server Error: entenda porque WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar
Foto: Pexels

Milhões de pessoas de diversos países ficaram sem conseguir acessar os serviços do WhatsApp, Instagram e Facebook durante esta segunda-feira (4). As redes sociais ficaram cerca de seis horas fora do ar e diversos usuários que tentaram acessá-las receberam, apenas, a mensagem “5xx Server Error” ou “Oops, an error occurred”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Adele confirma lançamento de novo álbum “30”

De acordo com o site DownDetector, que verifica as reclamações sobre plataformas e ferramentas digitais, as três redes sociais começaram a registrar instabilidade por volta das 12h50. Durante toda a tarde, os usuários foram para o Twitter e outras redes sociais alternativas, seja para publicar memes ou para reclamar sobre os prejuízos causados pela instabilidade nestas ferramentas.

Mas o que aconteceu com o WhatsApp, Instagram e Facebook durante esta segunda-feira? Entenda as possíveis causas do apagão das redes sociais.

Leia também | Prorrogação do Auxílio Emergencial para 2022 é cogitada pelo governo

5xx Server Error: o que é?

Também conhecido como “Erro 500”, este tipo de falha, que foi relatada aos diversos usuários que acessaram as redes sociais, significa um problema no servidor do serviço. Isso acontece quando o computador central da plataforma não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não consegue liberar o acesso.

O Facebook, empresa que também é responsável por Instagram e WhatsApp, não chegou a informar oficialmente o que aconteceu, mas acredita-se que pode ter sido um problema em um recurso chamado DNS, que transforma os endereços dos sites em números de IP.

Leia também | Auxílio emergencial: veja calendário de outubro para Bolsa Família

Como WhatsApp, Facebook e Instagram voltaram a funcionar?

Após cerca de seis horas com os serviços suspensos, no início da noite desta segunda-feira os usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram conseguiram voltar a acessar as plataformas. Mas o que teria acontecido para o serviço ser restabelecido?

De acordo com o jornal dos Estados Unidos The New York Times, o Facebok precisou enviar uma equipe especializada para reiniciar manualmente os servidores que armazenam os dados destas redes sociais. Estes computadores ficam em Santa Clara, no estado norte-americano da Califórnia.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário