MUNDO

Saiba se o seu celular está adequado para receber a tecnologia 5G

A Anatel informou que o cliente pode confirmar se o aparelho está pronto para acessar a rede verificando se existe um selo de homologação localizado no manual

Compartilhe:
26 de dezembro de 2021
Roberta Fontelles

A internet 5G deve chegar às maiores cidades brasileiras até o fim do primeiro semestre de 2022. Diante da novidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou lista de aparelhos compatíveis com a nova tecnologia. No total, são 45 telefones celulares.

Saiba se o seu celular está adequado para receber a tecnologia 5G
A punição estabelecida à companhia pela venda de celular sem carregador ocorreu em concordância aos dispositivos que asseguram o direito do consumidor. Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nova tecnologia 5G

Em nota, a Anatel informou que o cliente pode confirmar se o aparelho está pronto para acessar a rede verificando se existe um selo de homologação localizado no manual. Outra opção é consultar a operadora.

“A certificação e a homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos para telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança, além do atendimento a funcionalidades técnicas regulamentadas pela Anatel”, destaca a nota.

Veja a lista de aparelhos compatíveis:

Apple

iPhone 12;
iPhone 12 Mini, Pro e Pro Max;
iPhone 13;
iPhone 13 Mini, Pro e Pro Max;

Samsung

Galaxy A32 5G;
Galaxy A52 5G;
Galaxy A52s 5G;
Galaxy M52;
Galaxy Note 20 5G;
Galaxy Note 20 Ultra 5G;
Galaxy S21;
Galaxy S21 FE;
Galaxy S21 Ultra;
Galaxy S21+;
Galaxy Z Flip 3;
Galaxy Z Fold 2;
Galaxy Z Fold 3.

Xiaomi

Mi 10T;
Mi 10T Pro;
Mi 11;
Poco F3;
Poco M3 Pro;
Redmi Note 10 5G;
Xiaomi 11 Lite 5G NE.

Motorola

Moto G 5G;
Moto G 5G Plus;
Moto G100;
Moto G200;
Moto G50 5G;
Moto G71;
Motorola Edge;
Motorola Edge 20;
Motorola Edge 20 Lite;
Motorola Edge 20 Pro.

Nokia

Nokia G50.

Asus

ROG Phone 3;
ROG Phone 5;
ROG Phone 5s;
Zenfone 7;
Zenfone 8;
Zenfone 8 Flip.

Realme

Realme 7 5G;
Realme 8 5G;
Realme GT Master Edition.

TCL

TCL 20 Pro 5G.

Leia mais | Ceará recebe prêmio internacional por uso de tecnologia na redução de crimes

Empresas de telecomunicações iniciam implantação do 5G no Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, falou em entrevista ao programa A Voz do Brasil sobre o cronograma de implantação da quinta geração de conectividade móvel, o 5G. Segundo Faria, Natal, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte devem receber a infraestrutura necessária para a tecnologia em breve. A operadora de telecomunicações TIM, que foi uma das arrematantes do leilão do 5G, informou que já está em processo de execução do chamado 5G Full – o que usa as bandas específicas dedicadas ao funcionamento pleno da tecnologia – nessas cidades.

Isso acontece porque os termos de implantação da tecnologia preveem que as operadoras poderão iniciar o uso das frequências de imediato, contanto que respeitem o prazo de cobertura para todas as capitais até julho de 2022. O ministro citou Franca (AM), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG) como exemplos de outras localidades que já iniciaram os protocolos necessários para o 5G. Natal (RN) também terá uma antecipação na oferta da nova tecnologia. “Ao invés de um número limitado de antenas, eles vão antecipar totalmente o número de antenas do leilão. Teremos isso em vários locais”, informou.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.