TECNOLOGIA

Interesse por proteção de senha aumenta entre brasileiros, aponta Google

O interesse por “autenticação em dois fatores” também cresceu no país

Compartilhe:
8 de maio de 2022
Andson Lima

O interesse do brasileiro pela segurança da própria senha nunca foi tão alto como em 2021, segundo dados do levantamento realizado pelo Google Trends.

Interesse por proteção de senha aumenta entre brasileiros, aponta Google
foto: Arquivo Reuters Arnd Wiegmann/Direitos reservados

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em 2021, as buscas pelos termos “gerenciador de senha” e “autenticação em dois fatores” apareceram em maior número, desde o início da série histórica, em 2004.

Ainda na análise, a comparação direta com 2020, a preocupação das pessoas no país com o gerenciador dobrou, enquanto com a dupla autenticação subiu 33%.

As pesquisas pelo “gerenciador de senha” saltaram 523% no Brasil nos últimos cinco anos, em paralelo ao ano anterior. A alta foi mais significativa do que a registrada em todo o mundo (+ 110%) também no mesmo período. Mesmo assim, o Brasil ainda é o 31º país no ranking das nações que mais pesquisam por “gerenciador de senha” dos cinco anos avaliados.

O interesse por “autenticação em dois fatores” também cresceu muito no país, nesse período. O registro foi de +475%, também seis vezes a mais do que no mesmo espaço de tempo imediatamente anterior.

O “vazamento de senha” passou a despertar quatro vezes mais interesse das pessoas. O crescimento foi de +299%. Ante 2020, o crescimento foi de +147%.

Já as procuras por “senha forte” triplicaram nos últimos cinco anos (+239%). O assunto também bateu recorde em 2021, quando registrou um aumento de +66%. Boa parte das palavras que são pesquisadas ao lado de “como proteger…” são ferramentas digitais, como celular e redes sociais.

Com o objetivo de ajudar as pessoas a adotarem senhas fortes e diferentes para cada login, sem que para isso todos tenham que guardar combinações complexas na cabeça, o Google desenvolveu o Gerenciador de Senhas.

Leia também / Nasa consegue extrair som provocado por buraco negro no espaço

Integrado diretamente ao Chrome, ao Android e à Conta do Google, o software usa a mais recente tecnologia de segurança, baseada em IA, para armazenar e proteger senhas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A ferramenta ajuda não só a criar palavras-chave complexas e seguras, como também simplifica seu uso ao guardá-las com segurança. O Gerenciador também oferece a opção de completar automaticamente campos de acesso a contas em diferentes sites.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.