TURISMO

Barbalha inaugura teleférico neste sábado (13)

Equipamento permite visão ampla da Chapada do Araripe

Compartilhe:
13 de novembro de 2021
Emanuella Braga

Foram quase dez anos expectativa, mas finalmente o teleférico, que faz parte do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha. região do Cariri, será entregue à população, neste sábado (13). O complexo deve ser administrado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que acertou parceria de um ano com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

Barbalha inaugura teleférico neste sábado (13)
Foto: Hélio Filho/Divulgação

Esse contrato vale até maio de 2022, com possibilidade de ser prorrogado. Ainda existe a obrigatoriedade de investimento de mais de R$ 3 milhões por meio de programas de educação ambiental e patrimonial, entre outras atividades.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O equipamento pretende estimular a economia através do turismo na cidade e na Região Metropolitana do Cariri (RMC). São diversas obras no complexo, entre elas o teleférico que vai ligar o distrito de Caldas, em Barbalha, ao Mirante do Cruzeiro.

O investimento total foi de R$ 14 milhões. O teleférico tem capacidade de transportar 650 pessoas por hora, fomentando o turismo e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população local.

A estrutura tem também o Centro de Interpretação e Educação Ambiental e uma plataforma que permite contemplar o Vale do Rio Salamanca, a Chapada do Araripe e o Centro Histórico de Barbalha.

Leia também: Barcelona anuncia retorno de Daniel Alves após cinco temporadas

Pelo projeto, é preciso ter uma equipe pra planejar e operar todas as atividades. A Sema fica responsável por monitorar o processo. Para que os visitantes conheçam melhor a região, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental vai expor um mapa explicativo, com detalhes históricos e geográficos da região.

Dessa forma, quem já conhece o local, amplia o conhecimento; já quem vê pela primeira vez, tem mais intimidade com os pontos de visitação.

A Sema estima que mais de 100 empregos diretos e indiretos sejam gerados com o início das atividades do Complexo Complexo Ambiental Mirante do Caldas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.