Barbalha inaugura teleférico neste sábado (13) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
TURISMO
Barbalha inaugura teleférico neste sábado (13)
Equipamento permite visão ampla da Chapada do Araripe
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 13 de novembro de 2021
Barbalha inaugura teleférico neste sábado (13)
Foto: Hélio Filho/Divulgação

Foram quase dez anos expectativa, mas finalmente o teleférico, que faz parte do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha. região do Cariri, será entregue à população, neste sábado (13). O complexo deve ser administrado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que acertou parceria de um ano com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

Esse contrato vale até maio de 2022, com possibilidade de ser prorrogado. Ainda existe a obrigatoriedade de investimento de mais de R$ 3 milhões por meio de programas de educação ambiental e patrimonial, entre outras atividades.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O equipamento pretende estimular a economia através do turismo na cidade e na Região Metropolitana do Cariri (RMC). São diversas obras no complexo, entre elas o teleférico que vai ligar o distrito de Caldas, em Barbalha, ao Mirante do Cruzeiro.

O investimento total foi de R$ 14 milhões. O teleférico tem capacidade de transportar 650 pessoas por hora, fomentando o turismo e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população local.

A estrutura tem também o Centro de Interpretação e Educação Ambiental e uma plataforma que permite contemplar o Vale do Rio Salamanca, a Chapada do Araripe e o Centro Histórico de Barbalha.

Leia também: Barcelona anuncia retorno de Daniel Alves após cinco temporadas

Pelo projeto, é preciso ter uma equipe pra planejar e operar todas as atividades. A Sema fica responsável por monitorar o processo. Para que os visitantes conheçam melhor a região, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental vai expor um mapa explicativo, com detalhes históricos e geográficos da região.

Dessa forma, quem já conhece o local, amplia o conhecimento; já quem vê pela primeira vez, tem mais intimidade com os pontos de visitação.

A Sema estima que mais de 100 empregos diretos e indiretos sejam gerados com o início das atividades do Complexo Complexo Ambiental Mirante do Caldas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 


Deixe seu comentário