NOVELAS

Que horas começa “Cabocla” hoje? Veja resumo da novela de hoje (16/12)

A seguir, confira o resumo dos próximos capítulos da novela

Compartilhe:
16 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

A novela “Cabocla” está sendo reprisada na Faixa Especial, pela Globo, de segunda-feira a sábado; saiba que horas começa e veja o resumo a seguir.

Que horas começa “Cabocla” hoje? Veja resumo da novela de hoje (16/12)
Foto: Reprodução/TV Globo

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Resumo de hoje, segunda-feira (16/12)

Nastácio conta para Emerenciana que Tobias e Neco foram atacados. Justino leva Dr. Teles até sua fazenda. Ritinha diz a Belinha que Justino pode estar pensando que foi Boanerges quem atacou Neco, deixando-a chocada. Tomé diz a Neco que vai esperar que Tobias acorde para descobrir quem foi o mandante da tocaia. Boanerges teme que o povo ache que ele foi o culpado. Neco e Tomé se perguntam se o coronel pode ter sido o mandante. Justino diz a Pepa que vai se vingar de quem atacou Neco.

Dr. Teles conta para Boanerges que Tobias corre risco de vida. O coronel garante a Tina que vai encontrar quem atacou Tobias, mas ela desconfia das boas intenções dele. Mariquinha cuida do peão e sofre ao ouvi-lo chamar por Zuca. Belinha decide ir ver Neco. Justino desconfia que Macário tenha mandado atacar Neco. Tina se preocupa, pois a febre de Tobias não baixa. Mariquinha pede que Tomé vá buscar Zuca. Neco finge que está mal para que Belinha fique com pena dele. Ela descobre e vai embora, furiosa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Que horas começa “Cabocla”?

A novela “Cabocla” começa, por volta de 14h45, na faixa Edição Especial, na TV Globo

Sobre a novela

A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto, um dos principais escritores da primeira fase do Modernismo brasileiro. A história já foi levada ao ar pela TV Globo em duas ocasiões distintas, em 1979 e 2004, ambas com grande sucesso de público e crítica.

A primeira versão de Cabocla foi exibida pela TV Globo em 1979, substituindo a novela Memórias de Amor e sendo substituída pela reprise compacta de Escrava Isaura. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Herval Rossano, a trama contou com 170 capítulos e teve como protagonistas Glória Pires, em sua estreia como protagonista de novelas, e Fábio Júnior.

A história se passa na fictícia Vila da Mata e gira em torno de Zuca (Glória Pires), uma jovem cabocla que se apaixona por Luís Jerônimo (Fábio Júnior), um rapaz da cidade grande que chega à região. No entanto, para surpresa de todos, Pepa (Arlete Salles), uma das mulheres com as quais Luís Jerônimo se envolveu no Rio de Janeiro, acaba se envolvendo com o coronel Justino (Gilberto Martinho) e engravida dele.

Paralelamente à trama principal, desenvolve-se a briga política entre os coronéis da região, Boanerges (Roberto Bonfim) e Justino, rivais na política e na disputa pelo poder. Surge também a figura de Neco (Kadu Moliterno), um novo líder político que, em seus discursos contra os coronéis, sempre prega a importância do voto consciente.

Vinte e cinco anos depois, em 2004, a TV Globo exibiu uma nova versão de Cabocla, com 167 capítulos, substituindo a novela Chocolate com Pimenta. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Ricardo Waddington, a trama contou com Vanessa Giácomo no papel da protagonista Zuca.

Assim como na versão anterior, a história se passa na fictícia Vila da Mata e gira em torno de Zuca (Vanessa Giácomo), uma jovem cabocla que se apaixona por Luís Jerônimo (Danton Mello), um rapaz da cidade grande que chega à região. Ao lado da trama principal, desenvolve-se a briga política entre os coronéis da região, Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), rivais na política e na disputa pelo poder.

Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha (Regiane Alves), filha de Boanerges, e Neco (Danton Mello), filho de Justino. Eles se conhecem voltando do Rio de Janeiro e, sem imaginar de quem são filhos, encantam-se um pelo outro. O amor do casal desperta uma verdadeira guerra entre as famílias rivais e, em determinado momento da trama, os dois apaixonados se separam por conta da política. Neco concorre com Boanerges nas eleições para prefeito da cidade, e a disputa toma conta de Vila da Mata. No final da história, ele e Belinha se casam e a paz volta a reinar.

Ambas as versões de Cabocla foram aclamadas pela crítica e tiveram grande repercussão junto ao público. A trama, que mescla romance, drama e política, conquistou o coração dos telespectadores com sua história emocionante e seus personagens marcantes. A novela se tornou um clássico da teledramaturgia brasileira, sendo lembrada até os dias de hoje como uma das grandes produções da TV Globo.

A novela “Cabocla” começa hoje, por volta de 14h35.

Leia também | Confira as outras novelas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.