Confira mais detalhes do resumo divulgado pela TV Globo
“Tieta”: veja resumo da novela de quarta-feira (12/03)
A novela “Tieta” está sendo transmitida na faixa do “Vale a Pena Ver De Novo” que começa por volta de 17h, na TV Globo, e promete mais um capítulo repleto de emoções e reviravoltas; confira a seguir o resumo da novela.

Resumo da novela “Tieta”
Tieta não está em casa e Perpétua fica à sua espera. Marcolino pensa num jeito de falar com Mirko. Perpétua exige que Tieta se case com Ricardo em regime de comunhão de bens. Tieta dá dinheiro a Perpétua, mas ela diz que quer que a irmã adote Ricardo e Peto para eles serem seus herdeiros. Tieta se nega e ela sai para contar a todos quem era o seu amante. O padre, Amorzinho e Cinira não acreditam em Perpétua. Imaculada consola Ricardo e Osnar consola Tieta. Perpétua chama Ricardo para conversar.
Nem Milu nem Amintas acreditam que Ricardo é amante de Tieta. Ascânio fica sabendo a verdade e se oferece para ajudar Tieta. Osnar pergunta a Tieta qual era o seu propósito ao vir para o Agreste. Perpétua pede a Ricardo que confesse a todos que era amante da tia. Ele se recusa e diz que aceita voltar para o seminário, se a mãe não contar o que viu a mais ninguém. Osnar conta a Tieta que já sabia que ela queria se vingar. O coronel manda Rosalvo e Bebê avisarem a Mirko que, se ele não o procurar, não poderá montar a fábrica na cidade. Tieta mostra a Perpétua a cópia de seu testamento e seu seguro de vida, em que deixa tudo para Peto e Ricardo.
Rosalvo diz ao coronel que, se ele insistir em negociar com Mirko, a fábrica vai ser instalada em outro lugar. Perpétua diz a Ricardo que quer que ele volte para o seminário e lhe pede que se arrume para partir. Marcolino aconselha o coronel a deixar Ascânio cuidar das negociações, inventar um falso dono de Mangue Seco, comprar as terras e depois revendê-las para Mirko. O coronel avisa a Ascânio que vai deixá-lo negociar a instalação da fábrica. Ascânio dá a notícia a Rosalvo. Ricardo vai embora e Osnar consola Tieta.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Sobre a novela
“Tieta” é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida originalmente entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990. Escrita por Agnaldo Silva, a novela é uma adaptação do romance homônimo do escritor brasileiro Jorge Amado. Com uma narrativa rica em elementos de regionalismo e crítica social, a trama se passa na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste do Brasil, e explora temas como hipocrisia, sexualidade e vingança.
A história gira em torno de Tieta (interpretada por Betty Faria e Claudia Ohana), uma jovem ousada e sensual que é expulsa de sua cidade natal pelo pai, Zé Esteves, após ser denunciada por sua irmã Perpétua (Joana Fomm). Essa expulsão ocorre em um contexto de conservadorismo e moralidade rígida, onde Tieta é vista como uma figura rebelde que desafia as normas sociais da época. Após ser humilhada, ela se muda para São Paulo, onde se torna rica e bem-sucedida. Vinte e cinco anos depois, Tieta retorna a Santana do Agreste com o objetivo de se vingar daqueles que a maltrataram.
A novela foi um grande sucesso de audiência e se tornou um marco na televisão brasileira. A trama explora diversas questões sociais e culturais. Um dos principais temas é a hipocrisia social, evidenciada nas interações entre os personagens e nas dinâmicas familiares. Sua exibição original capturou a atenção do público com cenas icônicas e diálogos marcantes que ainda são lembrados. Está é a terceira reprise da telenovela, que já foi reexibida na televisão em 1994 no programa “Vale a pena ver de novo” e em 2017 no canal Viva.
Leia também | Confira os resumos das outras novelas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

“Reis”: veja resumo do capítulo de hoje, quinta-feira (17/04)

“Vale Tudo”: veja resumo da novela de quinta-feira (17/04)

“Força de Mulher”: veja resumo da novela de quinta-feira (17/04)
