Ícone do site Portal GCMAIS

Bia Souza ganha primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de 2024

Bia Souza ganha primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de 2024

Foto: Divulgação/COI

A judoca brasileira Beatriz (Bia) Souza ganhou a medalha de ouro na final do judô na categoria acima de 78kg das Olimpíadas de Paris-2024. A judoca derrotou a israelense Raz Hershko. A decisão foi disputada nesta sexta-feira (2) e com a vitória, Bia trouxe a primeira medalha de ouro para o Brasil. Na semifinal, Bia venceu a número um do ranking mundial, a francesa Romane Dicko, por ippon.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na semifinal, a número cinco do mundo mostrou cautela desde o começo, mas sem perder a iniciativa. O confronto foi marcado pelo equilíbrio e acabou se estendendo até o Golden score, quando Bia acertou belo golpe e chegou ao ippon por imobilização.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Bia Souza é finalista nas Olimpíadas 2024

Como cabeça de chave, Bia estreou somente nas oitavas de final, contra Izayana Marenco, da Nicarágua. A adversária chegou a tomar um shido por esquivar sob o braço. Mas a brasileira finalizou a luta por ippon. A adversária da brasileira na semifinal também estreou nas oitavas. Ela derrotou a georgiana Sophio Somkhishvili com dois waza-ari. Nas quartas, a adversária foi a bósnia Larisa Cedric, também com dois waza-ari.

Publicidade

Judô Brasileiro ganha medalhas em Paris 2024

O judô brasileiro conquistou importantes medalhas na Olimpíada de Paris 2024, reafirmando sua tradição de excelência na modalidade. Willian Lima, de 24 anos, conquistou a primeira medalha do país nos Jogos ao ficar com a prata na categoria até 66kg. Ele chegou à final após derrotar adversários do Uzbequistão, Azerbaijão, Mongólia e Quirguistão, mas foi superado pelo japonês Hifumi Abe na decisão.

Larissa Pimenta, por sua vez, subiu ao pódio ao conquistar a medalha de bronze na categoria até 52kg feminino. Ela estreou com vitória sobre a judoca do Turcomenistão, mas perdeu nas quartas de final para a georgiana Eteri Liparteliani. Na repescagem, Larissa derrotou a japonesa Haruka Funakubo para garantir o bronze.

Outras judocas brasileiras competiram em Paris, como Rafaela (Rafa) Silva, campeã olímpica no Rio 2016, que lutou bem mas ficou fora do pódio na categoria até 57kg. Beatriz Souza, 5ª colocada no ranking mundial acima de 78kg, também não conseguiu medalha.

Com as conquistas de Willian e Larissa, o judô chegou a 26 medalhas olímpicas para o Brasil, sendo 4 de ouro, 4 de prata e 18 de bronze. É a modalidade que mais vezes levou atletas brasileiros ao pódio em Jogos Olímpicos.

Alguns dos principais medalhistas olímpicos do judô brasileiro incluem Aurélio Miguel (ouro em Seul 1988 e bronze em Atlanta 1996), Sarah Menezes (ouro em Londres 2012), Rafaela Silva (ouro no Rio 2016) e Daniel Cargnin (bronze em Tóquio 2020).

O desempenho em Paris mostra que o judô segue sendo um dos esportes de maior tradição e potencial de medalhas para o Brasil em Olimpíadas. A conquista da prata por Willian Lima e do bronze por Larissa Pimenta, além das boas atuações de outros atletas, mantém o país entre as potências mundiais da modalidade.

Leia também | Ao vivo: No Ceará, Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde, acompanhe

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile