Ícone do site Portal GCMAIS

A sua ideia atende às premissas básicas do sucesso empresarial?

A sua ideia atende às premissas básicas do sucesso empresarial

Foto: Pexels

O seu sonho de negócio pode parecer bastante promissor, mas ele precisa, antes de mais nada, seguir pelo menos quatro premissas. Em primeiro lugar, o negócio precisa ser viável financeiramente, ou seja, seguir a simples e desafiadora regra: Receita > Custos e Despesas.

O planejamento financeiro deve demonstrar que, em algum momento, essa regra irá se cumprir. Mas para isso… A empresa precisa ter consumidores em potencial e dispostos a comprar o seu produto ou serviço. Já existem empresas bem-sucedidas no mercado em que você quer atuar? Você conhece a fundo o perfil do seu cliente? Já elaborou pesquisas de mercado com o público em potencial?

O terceiro aspecto é garantir que o negócio seja escalável através de tecnologias exponenciais, sem depender da sua presença. Como replicar o modelo de negócio? Como utilizar os canais de vendas para vender com agilidade para um grande número de clientes?

A quarta premissa é saber que a sua nova ideia precisa ter diferenciais difíceis de imitar. Existem muitas barreiras de entrada no mercado em que você quer atuar? Os seus diferenciais são únicos, baseados em um conjunto de competências, processos e tecnologias muito particulares?

É preciso ter muito cuidado com as ideias de negócios que não têm sustentabilidade e que não seguem as premissas básicas do sucesso empresarial.

O empreendedor pode ficar cego e afundar em sonhos que parecem viáveis, mas não têm consumidores na quantidade adequada, ou são ideias que não estão na hora certa ou no lugar certo.

Publicidade

Ter mentores e profissionais de referência pode ser um diferencial para o sucesso e implantação de novos negócios. Além disso, não se pode parar de estudar, participar ativamente de cursos de gestão e eventos do setor almejado, bem como semear uma forte rede de relacionamento.

Verifique se a sua ideia atende às premissas aqui apresentadas e fique atento aos sinais do mercado, mudando no tempo adequado, a fim de avaliar novas possibilidade ou até mesmo repensar o modelo de negócio do novo empreendimento.

Guilherme Said
Mestre em Administração, mentor de gestão e negócios, consultor, professor, gestor e escritor, com 3 livros publicados.

Sair da versão mobile