Partiu Empreender

Ceará bate recorde no número de inscritos no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

A premiação incentiva a parametrização das melhores práticas no artesanato, visando identificar e transformar em referência as 100 unidades mais competitivas do país
Compartilhe:
2 de agosto de 2022
Sebrae Ceará

O Ceará foi o segundo lugar do Nordeste e o quarto do país em número de inscritos no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, iniciativa que identifica e premia as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. Ao todo, foram inscritos 93 artesãos ou grupos produtivos de todas as regiões do estado. O número representa um crescimento de 200% em relação ao total de cearenses inscritos na última edição do prêmio.

Ceará bate recorde no número de inscritos no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

As regiões com maior número de participantes na edição deste ano da premiação são o Cariri, com 18 inscritos e a região de Itapipoca, com 15. Em seguida, aparecem as regiões do Sertão de Crateús e a Região Metropolitana de Fortaleza, ambas com 14 participantes e a Ibiapaba, com 12. O Sertão Central teve seis inscrições e as regiões do Centro Sul e Jaguaribe, tiveram quatro representantes em cada. Fechando a lista aparecem a região Norte (3), Litoral Leste (2) e Maciço de Baturité (1).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para a articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Alice Mesquita, o aumento expressivo no número de inscritos é reflexo da organização obtida pelos grupos de artesanato do estado. “Estes grupos foram se organizando e passaram a ter produtos com mais qualidade e maior valor agregado, inserindo o design e inovação, além da melhoria das práticas de gestão, item que também é avaliado no prêmio”.

Leia também |Programa do Sebrae busca tornar o Ceará uma referência na indústria de games do país

Segundo Alice, a participação na premiação ajudará a melhorar ainda mais a competitividade do artesanato cearense no mercado nacional. “O artesanato está presente em todas as regiões do estado e com a participação de artesãos cearenses no catálogo nacional isso trará visibilidade para o estado além de incentivar outros grupos a também se organizarem e produzirem artesanatos com diferencial competitivo”.

Premiação

Os participantes do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato serão avaliados por júris especializados que utilizarão oito critérios: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.

Para os artesãos, as unidades premiadas são modelos a serem tomados como exemplos. Já os comerciantes têm nesses profissionais uma referência de garantia da qualidade dos produtos. E, para os consumidores, uma oferta qualificada e representativa do melhor do artesanato brasileiro. A quinta edição vai destacar os melhores participantes no quesito de práticas de gestão e qualidade dos seus produtos.

A cerimônia de premiação está prevista para novembro, quando cada unidade premiada poderá expor os três produtos que indicou na inscrição. Os vencedores ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O prêmio inclui a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações das premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.

Para ver mais notícias do Sebrae/CE, acesse www.ce.agenciasebrae.com.br

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.