Para um salão lotado, com mais de 500 empreendedores e convidados, vindos de todas as regiões do estado, o Sebrae/CE realizou nesta terça-feira, no La Maison Dunas, a solenidade de entrega do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial às 187 empresas vencedoras da premiação nas três categorias: Prata, Ouro e Brilhante.
Empreendedores como Dona Francisca de Oliveira Semente, que se inscreveu no Programa disposta a transformar o seu restaurante, o São Francisco, há anos funcionando no Mercado São Sebastião, em um empreendimento de qualidade.
Durante todo o tempo de treinamento, que envolveu ações relacionadas aos eixos estratégia, inovação, operação, sustentabilidade, foco no cliente e gestão, ela foi vencendo desafio a desafio até passar, com louvor, pelas duas avaliações técnicas feitas e conquistar o que, no início, ela considerava quase impossível: o Selo Ouro.
-“Foi muita luta, mas conseguimos “, diz ela, ressaltando que envolveu o próprio marido na conquista, obrigando-o a fazer um curso de Gastronomia para garantir a qualidade da comida servida no restaurante que, a partir de agora, ostentará, na parede, o Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae.
Solenidade
A solenidade de entrega dos selos foi aberta pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, João Porto Guimarães, que deu boas-vindas aos presentes. Em seguida, o diretor técnico da instituição, Alci Porto, explicou as mudanças realizadas nesta edição, em que o Selo ganhou uma abrangência maior, passando a atender aos segmentos de Turismo e Eventos, Alimentação Fora do Lar, Saúde, Beleza e Bem-Estar e de Reparação Automotiva.
-Além dessas novas áreas de atuação, estamos entregando, junto com o selo, um adicional importante: um kit promocional para a divulgação das empresas e que inclui um site desenvolvido pelo próprio Sebrae/CE, onde os usuários poderão ter acesso à relação dos empreendimentos com Selo em cada um dos municípios cearenses”, anunciou.
Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, fez questão de ressaltar a importância do Selo, “como impulso para o desenvolvimento dos pequenos negócios”. Enfatizou, também, a grandiosidade do evento, o número recorde de participantes e o quanto isso diz do empenho das pequenas empresas na busca de novas ferramentas para crescer”.
Para Cartaxo, a entrega do Selo a cada ano se configura como um dos principais eventos dos pequenos negócios do estado do Ceará. “Este evento, que cresce ano após ano e beneficia cada vez mais empreendedores, é a coroação do trabalho de milhares de pessoas que se empenham em garantir a melhoria da qualidade na oferta de serviços para a população cearense e para os turistas que visitam o nosso estado”.
Já o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, que representou o Prefeito José Sarto na solenidade, a administração municipal tem feito a parte dela para impulsionar o Turismo da Capital. “Temos dotado a cidade de infraestrutura, com novos projetos e atrativos, temos investido em divulgação, inclusive há previsão de investirmos 10 milhões em publicidade, e temos projetos como esse, do Selo, que garantem a capacitação das empresas”.
Participação
Este ano, o programa contou com a participação de 327 empresas, sendo a maioria delas dos segmentos de alimentação fora do lar (42,28%) e de hospedagem (32,41%). Entre as regiões, a Região Metropolitana de Fortaleza foi a que apresentou o maior número de inscritos na edição 2022, com 85 participantes. Em seguida, aparecem as regiões de Itapipoca (44), Centro Sul (43) e Norte (40). A Ibiapaba teve 23 inscritos, o Litoral Leste, 20 e as regiões de Baturité e do Cariri, 19 em cada uma delas. Fechando a lista, aparecem a região de Crateús, com 13 inscrições, o Sertão Central, com 12 e o Jaguaribe, com 9.
Todas as inscritas no programa passaram por um criterioso processo de análise e avaliação do nível de maturidade do Sistema de Gestão das empresas realizado por consultores contratados pelo Sebrae/CE. Os resultados destas análises são submetidos aos membros do comitê gestor do programa, que é formado por representantes de instituições empresariais e do poder público convidadas. A partir da avaliação das informações, cabe ao comitê gestor definir as empresas aptas a receber a certificação.
Similar a um processo de certificação, os certificados são categorizados com o selo prata (de 60 a 74 pontos), ouro (75 a 89 pontos) ou diamante (90 a 100 pontos). As empresas que se destacaram nesta edição foram as que souberam adaptar seus processos às necessidades do pós-pandemia e ao novo perfil do consumidor, explica Silvio Moreira, gestor do Programa.