24 operadores de turismo nacionais e 67 agentes de viagens de todo o país tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os atrativos e equipamentos da Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que percorre 14 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Eles participaram do Seminário de Vendas da Rota das Emoções, promovido pelo Sebrae dos três Estados nordestinos, com o apoio do Sebrae em São Paulo, no dia 02 de agosto, na Faculdade do Sebrae, na capital paulista.
O encontro contou ainda com as presenças do superintendente do Sebrae de São Paulo, Nelson Hervey, do diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, da coordenadora regional da Rota das Emoções, Suilany Teixeira, do Sebrae/CE, além de técnicos do Sebrae e empresários do Ceará, Piauí e Maranhão.
Como parte da programação, Suilany fez um histórico da Rota, mostrando os 14 municípios que integram o roteiro, que tem entre seus principais atrativos o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Além disso, empreendedores dos três estados tiveram a oportunidade de participar de uma rodada de negócios com os representantes das operadoras e com os agentes de viagens nacionais.
Segundo a coordenadora regional da Rota das Emoções, Suilany Teixeira, a iniciativa faz parte da estratégia de buscar a ampliação do fluxo de visitantes na Rota. “A partir deste contato queremos aproximar os operadores e agentes de viagem nacional da Rota das Emoções, de modo a ampliar a vinda de turistas e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios ligados à cadeia produtiva do turismo e para o desenvolvimento econômico da região”.
A gestora destaca ainda que o encontro também é uma prévia do Salão de Turismo da Rota das Emoções, que este ano será realizado em setembro no Rio de Janeiro.
Rota das Emoções
A Rota das Emoções é um roteiro que percorre 14 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Ao todo, são quase mil quilômetros de vias rodoviárias e fluviais, que prometem centenas de fotos para os álbuns de recordação e muitas experiências vividas, incluindo práticas artesanais e de esportes náuticos e até catar caranguejo.
O roteiro já foi reconhecido como o melhor do país pelo Ministério do Turismo, sendo trabalhado pelo Sebrae desde 2005. Entre as ações desenvolvidas estão qualificação das empresas, abertura de mercados, participação em feiras nacionais e internacionais, entre outras estratégias de fomento a esse destino integrado.