A ACERT – Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, em parceria com o Sebrae/CE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão oferecendo cinco cursos gratuitos nas áreas de rádio e marketing para capacitar os profissionais das pequenas e médias emissoras do Rádio cearense. O objetivo é modernizar as empresas de radiodifusão locais, deixando o meio mais atraente para ouvintes e anunciantes.
Durante o lançamento, que contou com a presença de representantes do Sebrae/CE e das emissoras de rádio do interior do estado e da capital, o presidente da ACERT, Afro Lourenço, ressaltou a importância do Rádio, como veículo, acompanhar a evolução tecnológica.
“Pensamos o Rádio G21 para que as emissoras de pequeno e médio porte avancem e obtenham mais conhecimento sobre as novas tecnologias digitais e gestão empresarial, que serão usadas tanto no setor de comunicação, quanto no setor comercial, para captar anunciantes. Para isso, o apoio do Senac e Sebrae é fundamental. Quanto mais competitiva uma empresa for, mais ela tende a ganhar espaço e novos anunciantes”, afirmou Afro.
SEBRAE/CE
Para o articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, Silvio Moreira, os empresários do segmento precisam estar cada vez mais atentos à boa gestão dos seus negócios. “É preciso se preocupar com a gestão desses empreendimentos, para que essas empresas se tornem sustentáveis e competitivas”, afirmou.
Reforçando, o analista técnica da Unidade de Gestão do Cliente do Sebrae/CE, Robson Rangel, “”O engajamento dos associados é fundamental para que o segmento possa se desenvolver. Hoje existem muitos desafios e oportunidades para quem trabalha com as diversas mídias, tendo os pequenos negócios deste setor que estarem atentos e alinhados às novas tendências para que possam estar inovando e aumentando a sua capacidade de comunicação.””
O Projeto envolve mais outras duas Unidade do Sebrae/CE- A Unidade de Gestão do Cliente, representada pelo analista técnico Robson Rangel, e o Escritório do Sebrae/CE na Região Metropolitana, com o articulador Pedro Silva. Os objetivos são aprimorar o planejamento empresarial; – ter acesso a informações qualificadas; – receber orientação sobre Formalização e Legislações – ampliar o conhecimento sobre gestão; – desenvolver ferramentas e técnicas relativas a marketing, finanças, inovação e afins; e inovar e planejar o acesso ao crédito.
Durante o encontro, o gerente Comercial Nordeste do KANTAR IBOPE Media, Leonan Torres, destacou dados da pesquisa que aponta Fortaleza e a região metropolitana como uma das capitais brasileiras onde os moradores mais escutam rádio: 82% da população ouve rádio por mais de quatro horas diariamente. No Brasil, 78% dos moradores das 13 regiões metropolitanas escutam rádio.
Os cursos ofertados serão: de Ferramenta de Planejamento e Gestão Empresarial, Gestão de Produtos, Serviços e Marcas, Práticas do mercado de Radiodifusão, Programação de radiodifusão e Aperfeiçoamento para locutor, apresentador e animador. Além dos cursos, consultorias e capacitações devem ser ministradas a partir do dia 27, com a participação de colaboradores das pequenas e médias emissoras de rádio do Ceará.
As inscrições serão realizadas pelo site da associação. Os cursos serão ofertados de forma totalmente gratuita, com prioridade para os associados.