Ícone do site Portal GCMAIS

MEI : saída para a economia regional

Foto : Reprodução

O número de micro e pequenos empreendedores aumentou 9,2% no primeiro trimestre deste ano em relação a 2022. Detalhe: 73,4% das empresas formais no País foram cadastradas como Microempreendedores Individuais (MEIs). São quase 15 milhões de pessoas jurídicas formalizadas nesta categoria, pelos dados do governo federal.

Mas o que isso significa?

O diretor do Sebrae Ceará, Alci Porto, em entrevista ao programa “Economia”, da Fundação Demócrito Rocha, fez uma análise do assunto. Na sua avaliação, os números mostram o sucesso do projeto de simplificação permitido pelo MEI, que completa 15 anos e ajudou na formalização de uma massa de trabalhadores sem vínculo com empresas. Esses profissionais passaram a ser vistos pelo poder público com obrigações tributárias, mas também na sua relação com a comunidade como empreendedores formais.

 

“Este empreendedor MEI emprega mais de 500 mil cearenses no estado. O que seria dessas pessoas se não tivessem essa atividade produtiva e gerassem renda nos seus bairros, na sua comunidade? O MEI é muito próprio da periferia das grandes cidades, onde não há indústria ou grandes conglomerados empresariais, mas onde há um grande número de pessoas sedentas em consumir aquilo que é o básico: alimentação e vestuário”.

Publicidade

Diante de todas as mudanças no mundo do trabalho, o MEI se transformou em uma grande saída para a redução drástica da geração dos empregos, causada pela tecnologia substituindo as pessoas. “O MEI deve ser visto como política estratégica de economia regional”, reforça.

Na avaliação de Alci, o público do MEI é formado também por milhares de jovens, que estão saindo das universidades e empreendendo com negócios pequenos em atividades tradicionais e ousadas, como é o caso das startups. Somente no Ceará, são mais de 400 startups registradas pelos dados do Sebrae.

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<

 

Leia também | Fortaleza realiza Movimento Meu Bairro Empreendedor no Papicu

Sair da versão mobile