Ícone do site Portal GCMAIS

A importância do registro de marca para novos negócios e como fazê-lo.

Quando um empreendedor abre um novo negócio, as providências que não comprometem diretamente o funcionamento da empresa, costumam ser deixadas para depois, jogando para frente as despesas a elas referentes. Mas quando se trata de registro de marca, a recomendação é que isso seja feito o mais breve possível.  

Além de garantir exclusividade e credibilidade, o registro de uma marca evita fraudes, fortalece a reputação e transmite confiança para os clientes e a sociedade em geral onde a empresa está instalada. Outra vantagem de ter uma marca registrada é que, no futuro, caso queira poderá franquear sua empresa, já que esse é um dos pré-requisitos para o franqueamento. 

O primeiro passo para conseguir o registro é o envio do pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Do protocolo inicial até a obtenção do Certificado de Registro de Marca, cada etapa é essencial para a proteção e valorização da sua marca. Mas qual o momento certo de fazer isso? O registro de marca não é obrigatório, porém, é recomendável providenciá-lo o quanto antes. 

O registro protege o negócio do risco de utilizar uma marca que já tem dono, o que pode trazer muita dor de cabeça e prejuízo. Portanto, a partir do momento em que o negócio tem uma identidade definida e utiliza a marca em materiais de divulgação, físicos ou online, é indicado já providenciar o registro.  

O Sebrae Ceará conta com uma consultoria onde você recebe todas as orientações sobre como realizar o registro de sua marca. Através dela você vai tirar todas as suas dúvidas e aprender a realizar o processo de forma descomplicada. Antes de te explicar como obter esse suporte, veja alguns dos benefícios do registro de marca.   

Publicidade

Exclusividade

Ao registrar sua marca, você tem a garantia de que nenhum outro negócio, no mesmo setor de atuação, poderá utilizá-la. O registro também é uma forma de proteger seu negócio, pois evita a utilização de uma marca que já é propriedade de outra empresa. Dessa forma, seu empreendimento não corre risco de ter que mudar de identidade de repente e ter que arcar com todos os prejuízos de ter a marca proibida de atuar no mercado. 

Licenciamento

Funciona como uma autorização temporária de exploração comercial, dada pelo proprietário do registro (o licenciador) a outra empresa (o licenciado). É como se comparássemos a um aluguel de marca. Se sua empresa possui uma marca registrada, a mesma pode se tornar fonte de renda, através do licenciamento. 

Competitividade

Somente marcas registradas no INPI deveriam utilizar o símbolo de marca registrada (®). Pode parecer óbvio, porém, muitas empresas desconhecem o fato e utilizam o ®, o que não é aconselhável. Tal símbolo é de fácil identificação pelo consumidor e aumenta a percepção de valor por parte do público-alvo. 

Não corra o risco de ter o nome da sua empresa usado de forma ilegal. Registre sua marca com o apoio do Sebrae Ceará através de uma consultoria personalizada, gratuita e online. Clique aqui e garanta sua inscrição. Após confirmar sua participação, ganhe um e-book exclusivo sobre posicionamento e administração de marcas. 

Para mais informações sobre essa e outras opções de cursos e consultorias do Sebrae Ceará acesse ce.sebrae.com.br ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800. 

 

Sair da versão mobile