A relação entre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal pode ser muito mais profunda do que se imagina. Podemos dizer que uma coisa está intrinsecamente ligada a outra, que se complementam. Empreender ajuda no crescimento pessoal, pois é através dele que adquirimos conhecimento diário e descobrimos novas habilidades pessoais.
É fazendo empreendedorismo que passamos a compreender, por exemplo, a dinâmica do mercado, atividade essencial para identificar oportunidades e ameaças. Também é empreendendo que desenvolvemos soluções criativas para atender às necessidades desse mercado e construímos uma rede de contatos sólida para oferecer novas oportunidades e ajudar a superar obstáculos.
O ato de empreender demanda que você encontre algo que ama para trabalhar, quem sabe, pelo resto de sua vida com aquele ramo de atividade dando motivação necessária para enfrentar desafios, crises e vencer obstáculos.
Ter uma mentalidade positiva, acreditar em si mesmo e nos seus funcionários e aprender a gerenciar o estresse do cotidiano empresarial são capacidades que o empreendedorismo proporciona para ajudar na condução dos altos e baixos das operações da empresa, sejam elas simples ou complexas.
Desenvolvimento e equilíbrio
Empreender também pode ser uma oportunidade ímpar para desenvolver a atenção plena e encontrar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Ao empreender você irá adquirir novas responsabilidades como gerir equipes, controlar fluxo de caixa, conquistar e reter clientes, lidar com investidores, fornecedores, fazer escolhas certas na hora de contratar, tomar decisões, realizar capacitação e treinamento de funcionários, criar estratégias de crescimento, saber gerenciar crises e buscar sempre a inovação para se manter competitivo.
Para que todos esses pilares se mantenham de pé é preciso ter equilíbrio, motivação e autoconfiança e claro, contar com parcerias que venham a contribuir com ideias. Uma visão empreendedora demanda uma série de habilidades que ao longo dos anos só tendem a ser aprimoradas, elevando o nível de desenvolvimento pessoal do empresário.
Ao adquirir habilidades de liderança, autogestão e mentalidade positiva, os empreendedores podem superar os desafios e aproveitar as oportunidades disponíveis que se apresentam a eles a todo o momento em um mercado competitivo que cada vez mais exige preparo e profissionalismo.
Se você deseja desenvolver ainda mais suas características empreendedoras, o Programa Empretec realizado pelo Sebrae Ceará é a oportunidade que você tanto esperava. O programa trata-se de um seminário intensivo para capacitação de empresários que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é executado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.
Durante uma semana inteira, empreendedores, iniciantes ou já experientes no mercado, passam por uma imersão de seis dias, somando 60 horas de capacitação. São oferecidas atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os 10 comportamentos característicos de seus perfis. Além disso, permite um aumento de potencial para uma melhor gestão empresarial ou começar um negócio bem-sucedido.
Inscrições
Interessados em participar da turma que se inicia em Fortaleza na última semana de novembro (27 a 02/12) já podem fazer as inscrições através do site do programa clicando aqui.
O investimento é de R$ 980,00 que pode ser parcelado em 10 vezes de R$ 98. Quem se inscrever com CNPJ conta com 10% de desconto na taxa de participação.
Após confirmar a inscrição, o candidato recebe gratuitamente o E-Book “Como transformar ideias em oportunidades”. Para mais informações acesse ce.sebrae.com.br ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.
Novas turmas do Empretec:
Fortaleza
Entrevistas: 14/11 (terça-feira) a 24/11 (sexta-feira)
Seminário: 27/11 (segunda-feira) a 02/12 (sábado)
Russas
Entrevistas: 06/11 (segunda-feira) a 10/11 (sexta-feira)
Seminário: 20/11 (segunda-feira) a 25/11 (sábado)