Celebrada no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde traz um alerta para reforçar a importância da saúde e da prevenção de doenças em todo o mundo, principalmente em tempo de pandemia. Esse novo momento que a sociedade vive pode afetar a saúde física e mental das pessoas.
Para a psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, é possível passar por esse período de forma saudável quando priorizamos a nossa saúde mental. “Com o retorno do isolamento social mais rígido, estamos passando mais tempo em casa, e nesse momento a gente precisa estar atento à saúde mental e qualidade de vida dessas pessoas”, alerta a especialista.
Ivana reforça que existem formas de amenizar essa ansiedade, aliviar a tensão e a insegurança. “Construir uma rotina sempre é muito importante. Inserir momentos de lazer, de relaxamento em casa, construção de hobbies, momentos de entrar em contato com familiares e amigos através das redes sociais, é interessantes também inserir atividades físicas no dia a dia, é uma forma de válvula de escape das emoções mais intensas”, diz.
De acordo com a psicóloga, no cenário atual, é preciso utilizar as habilidades cognitivas para amenizar essas tensões que vão surgindo, como, por exemplo, praticar o autocuidado. “Precisamos encontrar formas alternativas de colocar todas essas emoções intensas para fora, afinal de contas a gente sabe que é uma situação crítica e que, sim, vão surgir sentimentos como ansiedade, tristeza e raiva. Mas é importante a gente pensar em formas de colocar para fora, como diálogo, momentos de relaxamento e sempre que necessário suporte especializado para atravessar essa fase”, orienta.
No vídeo a seguir, Silvia Fonseca, Diretora Corporativa de Infectologia do Sistema Hapvida, comenta a importância dos cuidados preventivos nesta data.