A nutricionista do Sistema Hapvida, Cintia Menezes, dá algumas dicas básicas para quem deseja retomar os hábitos saudáveis após os excessos
Exagerou nas iguarias juninas? Nutricionista do Sistema Hapvida dá dicas de como voltar a uma rotina saudável
Muita gente costuma aproveitar as festividades juninas para dar uma relaxada na dieta e saborear as delícias típicas da época, sem culpa. No entanto, algumas pessoas abusam no consumo dos bolos, canjicas, doces, licores e acabam ganhando uns quilinhos extras, além de muita retenção de líquido. A nutricionista do Sistema Hapvida, Cintia Menezes, dá algumas dicas básicas para quem deseja retomar os hábitos saudáveis após os excessos.
De acordo com a especialista, o primeiro passo é desenvolver a consciência de práticas saudáveis como um estilo de vida. “São escolhas que irão proporcionar um bem estar físico, mental, emocional e social, eixos fundamentais para manter a qualidade de vida”, afirma Cintia, que ainda reforça a necessidade de aumentar o consumo de água, chás, alimentos frescos e leves. Outra dica da nutricionista é não pular as refeições, dando uma atenção especial para a montagem do prato, incluindo comidas de diferentes grupos alimentares, tais como os vegetais crus e cozidos, proteína de origem animal e vegetal, frutas variadas, carboidratos integrais e oleaginosas.
Ao se alimentar de maneira inadequada, o indivíduo evita que os hormônios façam a comunicação no tempo certo entre o estômago e o cérebro, o que resulta na sensação de fome. Segundo Cintia, para controlar o apetite é fundamental ajustar a alimentação com a ingestão de insumos ricos em vitaminas e minerais, além, é claro, de uma hidratação adequada.
Xô, retenção!
Para se livrar da retenção de líquido causada pelo excesso de alimentos que não fazem parte do dia a dia, a especialista aconselha reduzir o consumo de sal, consumir frutas, verduras e alimentos repletos em potássio, como a banana e a batata doce. “Outra estratégia é fugir dos exageros e guloseimas, além de praticar atividade física regularmente”, pondera Menezes, destacando a importância dos exercícios físicos durante esse processo. “Ela é indispensável para a promoção do nosso o bem estar físico e mental”, conclui.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia mais | Sistema Hapvida se torna signatário do ONU Mulheres, Fórum LGBTI+ e REIS
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.