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Sebrae oferece ferramenta exclusiva para quem deseja empreender a partir dos 60 anos

Cerca de 650 mil idosos atuam em alguma atividade relacionada ao empreendedorismo

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13 de agosto de 2021
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Não há idade para começar empreender. Essa máxima, muitas vezes, é utilizada para falar dos jovens de idade que começam a desbravar o mundo dos negócios. Contudo, existem jovens empreendedores, com uma boa experiência de vida, que estão encontrando na gestão de empresas uma forma de aproveitar o tempo livre proporcionado pela aposentadoria. Assim, aconteceu com o casal Régis Lustosa, de 65 anos, e Stela Cármen, de 60 anos. Os dois nunca imaginaram ter o próprio negócio, mas isso mudou depois que o filho motivou os pais a empreender.

Sebrae oferece ferramenta exclusiva para quem deseja empreender a partir dos 60 anos
Foto: Pexels

Régis e Stela começaram vendendo camarões, mas agora eles têm uma loja de produtos regionais. O casal conta com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para desenvolver o negócio. Inclusive, segundo o Sebrae, cerca de 650 mil idosos atuam em alguma atividade relacionada ao empreendedorismo, ou seja, aproximadamente 8% dos empreendedores do País tem mais de 60 anos.

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A força da terceira idade no empreendedorismo é explicada a partir das mudanças que o Brasil tem passado nos últimos anos. Existe uma tendência de que a população madura trabalhe por mais tempo e criar um negócio já na fase idosa da vida é uma realidade em ascensão. Serviço, agropecuária, comércio, indústria e construção são os setores em que esses novos empresários mais estão presentes. O Sebrae Ceará, inclusive, tem soluções exclusivas para quem quer montar um negócio após os 60 anos.

Empreendedorismo e mais emprego

Os empreendedores brasileiros com mais de 65 anos são os que mais empregam no Brasil, segundo estudo realizada pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando comparados às outras faixas etárias, os donos de negócio que são empregadores nesta faixa etária são os que mais possuem funcionários, sendo 71%, com 1 a 5 empregados; 11%, com 6 a 10 empregados; 10% com 11 a 50 empregados e 8% com 51 ou mais empregados.

Apesar de responderem por só 7,3% do total de empreendedores brasileiros, esses empresários da terceira idade constituem o grupo que proporcionalmente mais gera emprego entre os pequenos negócios. Os números analisados são relativos ao terceiro trimestre do ano passado, quando o Brasil atingiu 1,8 milhão de empreendedores nessa faixa etária. É na região Sudeste que 50% desses empreendedores comandam suas empresas, sendo que São Paulo (29%) e MG (10%) são os estados como maiores concentrações.

Os dados apontam também que os empreendedores com 65 anos ou mais são, em grande maioria, homens (73%), brancos (59%), chefes de família (73%), dedicando-se a um único trabalho (98,8%). Em termos de escolaridade, o empreendedor da terceira idade é o que tem menos instrução quando comparado aos demais grupos. Em sua maioria, eles possuem nível fundamental (48%). Apesar disso, são os que apresentaram o maior rendimento, com 10% com ganhos de mais de cinco salários-mínimos, ou seja, acima de R$ 5.225,00.

Ferramenta Radar ajuda novos empreendedores

Como forma de auxiliar os empreendedores que desejam iniciar um negócio com mais segurança, o Sebrae desenvolveu a ferramenta Radar Sebrae de Oportunidades.

“O Radar é um instrumento gratuito e de fácil utilização para quem planejar montar uma empresa e precisa tomar decisões assertivas. A ferramenta ajuda, por exemplo, a identificar o melhor local para instalar o negócio ou o tipo de negócio mais adequado para os seus objetivos. Isso aumenta as chances de sucesso empresarial e ganho financeiro do empreendimento”, destaca o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha.

Plataforma é gratuita

A plataforma trabalha com três grandes eixos: identificação de público-alvo, mapeamento de concorrentes e potenciais pontos de venda, identificando em cada bairro os pontos disponíveis para locação ou aquisição. O mapeamento dos dados é feito de acordo com o interesse do empreendedor e com o tipo de negócio que está pensando em iniciar.

As informações de inteligência da plataforma funcionam por meio de geolocalização, com dados de diversas cidades e Estados, como é o caso do Ceará. Destaca-se que o Radar reúne diversos bancos de dados oficiais do País, oferecendo informações confiáveis e estruturadas.

Entre os dados e indicadores encontrados no Radar Sebrae estão: potencialidade dos pequenos negócios, saturação de mercado, mortalidade, perfil dos clientes e concorrentes.

A ferramenta disponibiliza ainda para o usuário a opção de fazer o seu próprio perfil, gerando assim um filtro mais específico. O cliente recebe um relatório de inteligência, que vai informar todas as empresas que existem na região, o perfil do público, o número de pessoas que trabalham naquela área, empresas complementares ao seu negócio e outras informações.

O Radar Sebrae de Oportunidades está disponível no endereço eletrônico https://radarsebrae.com.br/

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