Crianças aprendem e brincam por meio do projeto Brincarte do Colégio Santa Cecília | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
EDUCAÇÃO
Crianças aprendem e brincam por meio do projeto Brincarte do Colégio Santa Cecília
Os estudantes montaram uma exposição interativa e dividiram as suas experiências com outras crianças do Colégio
IURY FIGUEIREDO E IGOR SILVEIRA
Postado em 21 de outubro de 2021
Crianças aprendem e brincam por meio do projeto Brincarte do Colégio Santa Cecília
Foto: Divulgação

Que a arte tem um importante potencial de sensibilizar e emocionar, isso já é consenso. Mas a proposta do Colégio Santa Cecília é articular obras, expressões e artistas ao aprendizado, aproveitando a capacidade criativa dos pequenos estudantes. Foi assim que aconteceu o projeto Brincarte, que em 2021 teve como tema “A arte é nossa!”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre 20 de setembro e 1º de outubro, todas as turmas da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental participaram de um conjunto de vivências artísticas com finalidade pedagógica. Por meio do trabalho de artistas renomados, as crianças brincaram e aprenderam sobre o patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico em experiências voltadas para o desenvolvimento infantil.

“O projeto Brincarte tem a intenção de viver a arte e o movimento, de proporcionar às crianças espaços de aprendizagem em que a gente garante que elas sejam protagonistas de tudo isso, de criarem e poderem compartilhar com colegas de outras turmas todas essas possibilidades de criação”, explica Mara Godinho, supervisora da Educação Infantil.

O projeto Brincarte e a obra de grandes artistas

Um exemplo dessas atividades foi a experiência vivida pelos estudantes do Infantil 2. Usando as obras do fotógrafo Sebastião Salgado, um brasileiro cujo trabalho é reconhecido em todo o mundo, as meninas e meninos traduziram expressões e sentimentos nas fotos de crianças feitas pelo artista. Depois, inspirados pelas imagens do “Vovô Salgado”, as crianças registraram o cotidiano da escola, com fotos de espaços, pessoas e paisagens do Colégio Santa Cecília.

Saiba mais | Conheça o Ateliê Literário do Colégio Santa Cecília

Outro destaque foi a vivência dos estudantes do Infantil 3, que tiveram contato com a obra da japonesa Yayoi Kusama. As instalações desta artista contemporânea, com cores vibrantes e o uso de várias bolinhas, serviram de inspiração para as brincadeiras infantis.

Para as crianças que estão no 1º ano do ensino fundamental, a proposta do projeto Brincarte foi articular o trabalho de Giuseppe Arcimboldo com o vocabulário de língua estrangeira, usando frutas e verduras para fazer releitura das obras deste pintor italiano.

“O mais interessante foi possibilitar às crianças a oportunidade de conhecer a estética de um artista renomado, assim como estimulá-las a usar a criatividade através de diferentes linguagens artísticas; tudo isso em inglês. Exploramos estruturas linguísticas para que elas descrevessem, principalmente, as partes do rosto, as estações do ano e as preferências alimentares. O resultado foi muita diversão, arte, alegria e o uso da língua inglesa”, conta a professora Ludmila Paiva.

Encerrando a programação do projeto Brincarte em 2021, todos os alunos participantes puderam desenvolver e desfrutar de uma exposição interativa feita pelos próprios estudantes. Confira o vídeo:

Colégio Santa Cecília

Em 2021, o Colégio Santa Cecília celebra os 110 anos de fundação. É um tempo de festa, de encontros, de expressões sensíveis de apreço, de carinho e de amizade. Momento de renovação e de apontar para o futuro com todo o aprendizado recebido, a energia e a força que vêm de objetivos claros e confiança na missão.

O Santa Cecília se renova para construir a cada dia a identidade de educadores Damas, profissionais que preparam jovens para enfrentar os desafios da sociedade moderna.

Para conhecer outras atividades realizadas pelo Colégio Santa Cecília, acesse santacecilia.com.br ou siga o perfil da escola nas redes sociais: InstagramTikTokFacebookTwitter e YouTube.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário