PUBLIEDITORIAL

MBA Gestão de Eventos USP: conheça o curso EaD que prepara para o planejamento e a execução de grandes eventos

Iniciativa compõe os cursos de pós-graduação da USP, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), que agrega conhecimento e valor a qualquer profissional

Compartilhe:
12 de abril de 2022
A10

A realização de um grande evento é sempre muito impactante para todos os envolvidos. Imagina, então, fazer parte da primeira turma de MBA em Gestão de Eventos da Universidade de São Paulo (USP), a mais conceituada instituição de ensino superior da América Latina, e poder estar à frente desses eventos? Isso é possível a partir de maio, quando terá início um curso para a turma inaugural.

MBA Gestão de Eventos USP: conheça o curso EaD que prepara para o planejamento e a execução de grandes eventos
Foto: Pexels

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O MBA em Gestão de Eventos compõe os cursos de pós-graduação da USP, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), que agrega conhecimento e valor a qualquer profissional. Com início previsto para maio deste ano, a especialização é composta por 24 disciplinas que vão ajudar o aluno a entender a construção de um evento e os resultados gerados para a economia da cidade, do estado e do país. Muitos setores são movimentados, e um bom número de visitantes é atraído para um evento bem pensado, organizado e executado, o que, com certeza, gera renda.

Na prática, você conhece qual o impacto de um grande evento? Com aulas ministradas por professores da USP e por profissionais especializados nos temas de suas aulas, o MBA em Gestão de Eventos vai esmiuçar, na prática, não somente os impactos, mas como promovê-los. A fim do pleno aprendizado, o pós-graduando da USP vai aprender Marketing com Mitsuru Yanaze, um dos mais importantes nomes do marketing no Brasil; e aprenderá sobre Marcas e Consumo com Clotilde Perez e Dorinho Bastos, dois dos mais reconhecidos especialistas nesse tema, trabalhando conceito, estratégia e criação. Já a coordenação do curso é feita pelo professor responsável pela cadeira de eventos na ECA-USP, Luiz Alberto de Farias, que também trabalhará suas aulas sobre opinião pública, assunto em que é livre-docente.

Para cada assunto, um profissional referenciado: Flavio Agnelli é doutor em megaeventos e vai ministrar exatamente este conteúdo; Sergio Andreucci atua há mais de duas décadas com leis de incentivo e mobilização de recursos, sendo doutor pela USP, e vai atuar com esta temática. São professores/profissionais escolhidos minuciosamente, sempre com pesquisas e vivências em cada tema a formar o melhor profissional de eventos. Dessa maneira, o pós-graduando vai conhecer os processos, aprender como fazê-los e colocá-los em prática no seu cotidiano profissional.

Gestão em Eventos em três eixos

O curso MBA em Gestão de Eventos é composto por três eixos. O módulo Técnicas e conceitos em Eventos traz disciplinas como megaeventos, segurança em eventos, planejamento orçamentário, cerimonial e protocolo, entre outras. Será possível saber como funciona o planejamento e a execução em si de cada promoção, oportunidade ímpar de aprender com profissionais que fizeram e fazem alguns dos mais importantes eventos do País.

O eixo Formação do Gestor de Eventos está voltado a uma abertura de leque de conhecimento, formado por elementos como captação de recursos, avaliação e mensuração de resultados, marketing e gestão de pessoas, comunicação digital, logística e outros conteúdos. Nesses módulos, será possível entender a burocracia e os trâmites das festas, cerimônias e/ou comemorações. Por trás de um grande acontecimento promocional, há sempre um série de medidas legais que precisam ser tomadas da maneira correta e eficaz.

E, por fim, o eixo Comunicação e contemporaneidade trabalha com temáticas mais abrangentes como assessoria de imprensa, gestão de crises e opinião pública, gestão de marcas e temáticas de formação humanística, dando conteúdos para o gestor de eventos fazer melhores planejamentos a partir de uma visão mais ampla. E quem faz um grande espetáculo sem divulgá-lo? Ninguém. Neste eixo, será possível aprender como funciona os processos de marketing e divulgação, como chegar ao público-alvo e saber lidar com os contratempos, pois eles existem.

Gerir eventos é movimentar a economia

A realização de eventos como festivais, shows, congressos, feiras, exposições e muitos outros geram mais de 7 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, movimentando a economia e incentivando o crescimento em muitos setores.

Leia também | Ministério do Turismo tem cadastrado mais de 200 eventos para este ano

Boa parte dos eventos é de grande porte, entretanto 80% das empesas no setor são consideradas de micro e pequeno porte. Essa cadeia produtiva é constituída por, aproximadamente, 52 tipos diferentes de fornecedores, e a tecnologia faz esse número crescer a cada ano. Assim, a proposta de um MBA em Gestão de Eventos atende a uma demanda cada dia maior em termos de necessidade de profissionalização no setor.

“A retomada do crescimento do País vai acelerar a realização de eventos em todo o Brasil e gerará oportunidades para profissionais que tenham o mais amplo conhecimento técnico e humanístico, além de estarem associados a grandes marcas, como é o caso da USP”, destacou Luiz Alberto de Farias, coordenador do MBA em Gestão de Eventos da USP.

Quem pode cursar o MBA

Para participar do curso de pós-graduação MBA em Gestão de Eventos com os melhores professores e a chancela USP, é necessário ser graduado em qualquer área do conhecimento.

Basta acessar o site do curso e preencher a ficha de inscrição. A equipe acadêmica entrará em contato para dar as informações necessárias. Trata-se de um dos melhores custos-benefícios do País, em razão do selo USP de qualidade.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.