Ícone do site Portal GCMAIS

Educação Física nas escolas: entenda a importância da prática desde cedo para as crianças

Educação Física nas escolas entenda a importância da prática desde cedo para as crianças

Foto: Pexels

Durante a infância, as crianças vivem uma experiência importante: quando a brincadeira de correr ganha um novo tom e passa ser considerada algo fundamental para o seu desenvolvimento. No caso, isso acontece quando as atividades físicas são apresentadas de forma adequada no ambiente escolar por um profissional habilitado. Aldeísa Gadelha, presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5), explica a importância desse profissional nas escolas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O primeiro contato que as crianças têm com o exercício físico acontece na escola. A Educação Física é obrigatória. Por isso, é preciso que, desde cedo, elas sejam acompanhadas por profissionais habilitados”, destaca a professora.

A educadora pontua ainda que as consequências de uma orientação inadequada podem afetar bastante a vida de um desses pequenos. Ela ressalta que o analfabetismo motor é uma dessas consequências. Contudo, o acompanhamento das crianças apenas começa na infância e, passando pela adolescência, vai até à fase adulta, sempre considerando as metas que precisam ser alcançadas em cada etapa da vida.

A Educação Física nas escolas

O tema da Educação Física no ambiente escolar será abordado no Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região – CONCREF, que acontece de 1 a 3 de setembro de 2022 na Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento científico é destinado para estudantes e profissionais de Educação Física, e abre as comemorações do dia do profissional, celebrado em 1° de setembro.

Debates, palestras e exposição de trabalhos científicos estão previstos na programação do congresso. Além disso, haverá o Super Treino das Assessorias, no sábado (3), na Avenida Beira-Mar, às 5h30. Esse encontro vai mobilizar a população em espaços públicos, como praças, parques, praias, areninhas, entre outros. A ideia dele é promover a prática da atividade física e da qualidade de vida a partir de atividades com movimento. A expectativa é reunir mil atletas amadores e profissionais e mais de 20 assessorias esportivas.

Também no sábado, das 6h às 11h, acontecerá a “Corrida Desafio Sem Limites”. Com percursos de 50 e 100 metros, o evento reunirá atletas e amadores com deficiências visual, auditiva, intelectual, motora e do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A corrida está disponível para crianças, adolescentes e adultos.

Confira programação do CONCREF

Inscrições

Clique e faça a sua inscrição

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile