Ícone do site Portal GCMAIS

Novembro azul: combate ao câncer de próstata tem a desinformação como maior inimiga

Novembro azul combate ao câncer de próstata tem a desinformação como maior inimigo

Foto: Hapvida

“O segundo câncer que mais atinge os homens”. É assim que especialistas caracterizam o câncer de próstata, doença que, apenas em 2022, já acometeu pelo menos 435 homens no Ceará, de acordo com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde.

A doença enfrenta duas grandes inimigas: a vergonha e a desinformação. Para o psicólogo Carol Costa, do Hapvida NotreDame Intermédica, a prevenção ao câncer de próstata tem como gargalo esse mito de masculinidade frágil.

“Junto com a prevenção vem uma mistura de fantasia com uma cultura totalmente retrógrada, de que o exame pode ferir e afeta ou  coloca em dúvida a sua masculinidade, um grande mito. Você se prevenindo, mostra que está se cuidando, valorizando seu bem estar, não só o seu, mas também o das pessoas ao seu redor”, explica.

Câncer de próstata e rede de apoio

Para auxiliar em um momento delicado na trajetória desses pacientes, o Hapvida NotreDame Intermédica, por meio do time de clínicas médicas, desenvolve uma série de ações voltadas ao acolhimento, como palestras com depoimento de homens que já passaram por essa fase da doença, rodas de conversa, divulgação de panfleto com as principais dúvidas, orientação da família e acompanhamento pessoal, é o que explica Aparecida Soares, gerente de acolhimento da Área Diretoria de Clínicas Médicas Hapvida NotreDame Intermédica.

“Nossa missão também é orientar e esclarecer, mostrar a importância de se cuidar. Acolher, nada mais é do que tocar o paciente com amor, com o coração”, explica.

Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Hapvida Interodonto ultrapassa 7 milhões de beneficiários no Brasil, no mês em que se celebra o dia do dentista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile